Motivada pela necessidade de reinventar o modo de se comunicar com o público em virtude dos efeitos da pandemia, a artista plástica Lyla Melo apresentou em 2021 um projeto inédito em Angra, que é a projeção de uma das suas séries de quadros em via pública. Agora a apresentação que conta a história da ‘lenda da Padroeira’ de Angra será novamente exibida, no dia 9 de março, na fachada da Igreja Matriz da Imaculada Conceição, no Centro de Angra.
Na ocasião da primeira apresentação, em 2021, a iniciativa foi pouco divulgada mas surpreendeu a todos que passavam e aos que puderam acessar as imagens pela internet.
— Tomei um susto quando sai do trabalho e me deparei com a projeção do quadro na parede da Igreja Matriz. Por um momento me peguei em êxtase, parada na praça vendo uma exposição — afirmou Luiza Santos, moradora do Centro, uma das pessoas surpreendidas com a apresentação do trabalho.
Para a artista Lyla Melo, o feedback da primeira projeção foi maravilhoso e as pessoas a procuraram para parabenizar e pedir um bis.
— O retorno foi além das minhas expectativas e o pedido para que eu voltasse a expor desta forma também foi grande e nos motivou a voltar agora em 2022. Nossa ideia inicial era apresentá-la durante os festejos de aniversário da cidade, mas infelizmente, o mau tempo e a precaução com a escalada da variante ômicron, não permitiram. Então, definimos entregar essa exposição de presente ao público angrense agora em março, já pretendendo uma nova edição para o final do ano — comentou Lyla.
A proposta contemporânea de arte visual realizada neste formato, com foco na valorização da cultura local, é pioneira no Brasil. O projeto é o primeiro no país a utilizar uma lenda genuína, com mapeamento e arte autoral, com a projeção feita pela empresa Tangível Projeções, já com vasta experiência no setor.
— Futuramente, o projeto poderá se tornar uma atração turística para o município, valorizando ainda mais a nossa história, nosso maior patrimônio — pontua a artista.
A reapresentação da Exposição Virtual acontece no dia 9 de março, a partir das 20h e ao todo serão projetadas 15 imagens em 60 minutos, na fachada do histórico prédio da Igreja Matriz. A exposição virtual ‘A Lenda da Padroeira’ é um projeto viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte com o patrocínio da Angra Meio Ambiente S/A.
Quem é Lyla Melo
Lyla Melo (foto) já é conhecida do público da região. A artista plástica angrense iniciou a carreira nas Artes Visuais muito jovem. Iniciou retratando as belezas naturais da cidade e com o passar do tempo sentiu a necessidade de buscar uma nova linguagem para se expressar. Com o amadurecimento da pesquisa surgiu a descoberta da técnica mista, na qual se identifica e expressa a sua arte pictórica de uma forma genuína.
Sendo assim, ela passa a utilizar materiais orgânicos e inorgânicos que se apresentam na conjunção de diversos materiais como gesso, cola, tinta, plástico e papel. O tema ganha destaque e beleza quando utiliza na tela pedaços e fios de PET (garrafas plásticas) através de colagens, dando início a uma nova fase de seu trabalho totalmente autoral.