Ocorrências recentes em Paraty comprovaram que o sistema público de emergência em saúde da Cidade Histórica está pronto para atender bem a traumas e até situações de alta complexidade. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, que tem mais de 80% de aprovação em pesquisa feita de forma direta com os pacientes, é a porta de entrada da emergência municipal e recebe casos cada vez mais complexos. A secretária municipal de Saúde, a médica Martha Cardoso (foto), explicou ao Tribuna Livre que o papel da UPA no primeiro atendimento é estabilizar os pacientes para que possam ser levados a uma unidade de tratamento intensivo. Ela explica por que as cidades do interior, como Paraty, não têm a sua própria UTI.

— O sistema público de saúde é pactuado, ou seja, tem atribuições federal, estadual e municipal. Nessa pactuação, o serviço de UTI é regulado pelo Estado, ou seja, é o Estado quem diz aos municípios para onde levar pacientes graves, depois de estabilizados. Cidades com menos de 100 mil habitantes não têm licença para ter UTI’s públicas — explica ela.

Martha esclarece, porém, que tanto a UPA de Paraty como o hospital municipal possuem equipamentos e pessoal para fazer o primeiro atendimento, de emergência, para estabilizar os pacientes e dar condições para a transferência. Sem este atendimento de emergência, não é possível nem pensar em mandar os internados para outro lugar. Entre os equipamentos usados na estabilização estão respiradores e bombas infusoras, disponíveis sempre que necessário.

Gargalos — A secretária reconhece, no entanto, que ainda há desafios que precisam ser vencidos. Melhorar o centro cirúrgico, por exemplo, é um deles. O que existe hoje tem que ser sempre adaptado pois foi construído quando a cidade tinha menos população. Tanto que o projeto do novo hospital municipal prevê a construção não apenas de um, mas de três centros cirúrgicos. Essa ampliação atenderá a demanda futura e dará ao sistema público uma retaguarda melhor. As obras do novo hospital ainda dependem de recursos oriundos do convênio com a Eletronuclear. A previsão é que o novo hospital entre em operação no final de 2018.

Outro gargalo é o abastecimento de sangue. Hoje esse serviço é regulado a partir do Hemonúcleo da Costa Verde, que fica em Angra dos Reis. O serviço existe há 20 anos e tem estoques não apenas para Angra e Paraty, mas também para Mangaratiba e Rio Claro. O Hemonúcleo, porém, convive com o baixo número de doadores fixos. A solução para 2018 será a criação, no novo hospital de Paraty, de um banco de sangue para receber doações da própria cidade.

Perguntada sobre se o sistema público de saúde de Paraty está apto a atender bem à população em caso de emergências, até mesmo de maior gravidade, a secretária de Saúde foi decisiva.

— Sem dúvida nenhuma que sim. Temos uma equipe bastante preparada e equipamentos. É claro que nós temos dificuldades sim, como em todo sistema público de saúde. Mas muitas coisas são feitas em boas parcerias, especialmente com Angra e até outras cidades. O nosso atendimento na UPA já melhorou e com o futuro hospital vai melhorar ainda mais. Somos capazes sim de atender um paciente em risco iminente de morte e fazer a sua estabilização para ser transferido em segurança — garantiu Martha, destacando que, claro, isso depende sempre da gravidade de cada situação.

Foto: Reprodução

Siga-nos no Facebook

Publicado antes na edição 199 do jornal Tribuna Livre.

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba em casa a nossa edição impressa. Clique aqui e saiba como.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome