Através de uma denúncia de desmatamento feita ao Linha Verde, encaminhada a policiais militares lotados na Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga, foi constatado o corte de árvores em área de preservação permanente sem autorização, construção irregular e desvio de curso d´água no município de Paraty.

Segundo os agentes da 4ª UPAm, após o recebimento das informações do Linha Verde, foi cumprida ordem de patrulhamento na Estrada Pedra Branca. No interior do Sítio Maranata, os policiais comprovaram que às margens de uma cachoeira no local houve a supressão da vegetação para a abertura de uma estrada, além da construção de um banheiro onde foi realizado o desvio do curso de água.

O caseiro do sítio, que se encontrava no local, informou aos agentes que estava realizando a obra a pedido da dona do terreno, que não estava presente durante a fiscalização. Quando se dirigiram à delegacia para registrar o caso, a proprietária do sítio foi avistada. Indagada a respeito das licenças pertinentes para as intervenções no local, a mesma informou que não as possuía, infringindo assim os artigos 38 e 60 da lei de crimes ambientais, pelo fato de as atividades estarem em área de preservação permanente e ainda na zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Ela foi encaminhada para a 167ª DP, onde a ocorrência foi registrada. Vale frisar que, na Costa Verde, a população pode denunciar crimes ambientais ao Linha Verde através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, onde é possível enviar fotos e vídeos com a garantia do anonimato.

 

Fotos: divulgação

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome