Comemorada entre 27 e 31 de maio, a Semana da Mata Atlântica, em Volta Redonda, já oferece boas notícias ao meio ambiente. Na segunda-feira, 27, foi realizado o lançamento do Programa Municipal de Arborização Urbana, com espécies nativas da Mata Atlântica. O evento aconteceu na Biblioteca Municipal, na Vila Santa Cecília, contando com o prefeito Samuca Silva, o vice-prefeito Maycon Abrantes e o secretário municipal de Meio Ambiente (SMMA), Maurício Ruiz.
Samuca frisou que a iniciativa é muito importante para a cidade e que, nos próximos dias, Volta Redonda serviria de palco paras muitos acontecimentos positivos relacionados ao meio ambiente.
– A reinauguração do Parque Natural Municipal Fazenda Santa Cecília do Ingá, no bairro Santa Cruz, é uma ótima notícia. Uma área verde totalmente revitalizada, com trilhas demarcadas e muita segurança, oferecendo uma excelente opção de lazer à família. Ainda está em pauta a criação de outros dois parques e também do Refúgio da Vida Silvestre Vale dos Puris, que será uma das dez maiores reservas naturais do Brasil – enfatizou o prefeito.
Para Maurício Ruiz, Volta Redonda está provando que é possível combinar desenvolvimento, em todas as áreas, com avanços significativos no meio ambiente.
– O nosso objetivo é ajudar que o cidadão faça o plantio de árvores de forma mais adequada. Por isso criamos essa padronização da arborização urbana, para deixar nossa cidade mais bonita e mais verde – disse Maurício.
O secretário acrescentou ainda que pelo aplicativo ‘Fiscaliza VR’ é possível solicitar uma muda e, em até 72 horas, receber uma equipe da prefeitura, que vai até o local e planta de acordo com as especificidades de cada localidade.
– Nos últimos seis meses, recebemos 1.200 chamadas de fiscalização na secretaria para os mais diversos assuntos. Grande parte desses atendimentos foi para plantio de arvores. Queremos continuar com esse trabalho, expandindo-o ainda mais – declarou Maurício.
Também participaram do lançamento do Programa Municipal de Arborização Urbana representantes de empresas parceiras da região. Eles assinaram um termo de cooperação referente à arborização de vias pela cidade.
Nesta quinta-feira, 30, acontece o lançamento do projeto de implantação do Parque Natural Verde, próximo ao bairro Belvedere. Será anunciada a criação do parque urbano público integrado à lagoa e o entorno com pista de caminhada, estrutura de lazer, bancos e área verde.
Fotos: Gabriel Borges / Secom VR
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.