O prefeito de Volta Redonda, Antônio Francisco Neto (Progressistas), anunciou esta semana a entrada em operação de um aplicativo (app) que permitirá à população o agendamento de consultas médicas pela Internet em todas as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) do município. O serviço começará a operar na próxima segunda-feira, 13.
A partir desta data, moradores de Volta Redonda poderão baixar o aplicativo no site Saúde Digital VR e ter acesso ao serviço de agendamento de consultas, sendo que no primeiro acesso, o morador deve buscar o município de Volta Redonda e depois fornecer o CPF ou o número do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde).
— O morador precisa estar com o cadastro atualizado na Unidade Básica de Saúde de referência do seu bairro para poder acessar o aplicativo e marcar a consulta com o médico. A data e o horário vão aparecer no fim do procedimento. Neste primeiro momento, apenas o agendamento para consultas médicas estará disponível no app. Entretanto, outras funcionalidades serão adicionadas futuramente — explicou a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Volta Redonda, Vanessa Huguenin.
O prefeito Neto destacou que a saúde pública de Volta Redonda será referência no país, e que a iniciativa do aplicativo permitirá ao usuário, a marcação de consultas sem sair de casa. Segundo Neto, desde 2021 a prefeitura está modernizando a secretaria de Saúde. No site Saúde Digital VR o cidadão já pode acompanhar o resultado de exames laboratoriais e de imagem, além do seu prontuário eletrônico e outras informações.
Gerentes das 46 unidades básicas de saúde passaram por treinamento com a equipe que desenvolveu o aplicativo na terça-feira, 7. A secretária municipal de Saúde, Márcia Cury, citou que a gestão municipal está focada em melhorar cada vez mais o atendimento em saúde para a população.
— Nós vamos fazer e já estamos fazendo a melhor saúde deste país. No conforto da sua casa, o cidadão vai agendar a sua consulta. Isso é um ganho para todos os moradores. Vem muito mais novidades para a saúde pública ainda neste ano — afirmou a secretária.
O agendamento presencial para consultas médicas continua, normalmente, em todas as 46 unidades básicas (UBSs e UBSFs). Se o morador encontrar dificuldades em acessar o aplicativo, ele pode continuar marcando suas consultas pessoalmente na sua unidade de referência.
(*) Com informações da assessoria de comunicação da PMVR.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.