Volta Redonda realiza 17 mil exames de imagem através de mutirão

0
537

Funcionando no Estádio Raulino de Oliveira, o Centro de Imagens de Volta Redonda realizou mais de 17 mil exames no Mutirão de Exames de Imagem implantado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) entre fevereiro e abril deste ano. Em três meses foram disponibilizados 7.347 exames de raio X, 6.071 ultrassonografias gerais e 3.779 mamografias.

Segundo a coordenadora da Divisão de Média Complexidade, Flávia Lipke Ensenãt, a ação aumentou a oferta de mamografias, ultrassonografias gerais e raios X, na intenção de diminuir ao máximo o tempo de espera pelos exames.

– Estendemos o atendimento do Centro de Imagens até o horário das 23h durante a semana e ainda abrimos aos sábado para facilitar o acesso da população aos exames – explica a coordenadora.

No mês de maio, os exames de imagem voltam a ser ofertados de acordo com as demandas dos especialistas. O agendamento é feito através do Sistema de Regulação do Ministério de Saúde (SISREG), que utiliza critérios de classificação de prioridades. Os pacientes são inseridos no sistema pela Atenção Básica do município.

Secretário municipal de Saúde, Alfredo Peixoto ficou satisfeito com o resultado do mutirão. Segundo ele, vai agilizar o atendimento aos pacientes que precisem dos exames a partir de agora. Ainda assim, ele lembrou que foi registrado alto índice de absenteísmo – cerca de 30% dos pacientes não compareceram no dia marcado para o exame.

– Essa é uma prática que devemos evitar. Pedimos para que, assim que o exame for agendado, o paciente assegure que vai poder comparecer. Se não, pedimos que a unidade da Atenção Básica de sua referência seja avisada para abrir vaga para outro usuário – ressalta o secretário.

Nas palavras do prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, o Mutirão de Exames de Imagens atingiu a meta de atender à demanda reprimida por esse atendimento.

– Foram mais de 17 mil exames ofertados com o objetivo de garantir agilidade no atendimento à população. Para que o médico possa dar andamento ao tratamento, a realização e a entrega do resultado de exames são indispensáveis – afirma o prefeito.

 

Fotos: arquivo / Secom VR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Nenhum Comentário