Volta Redonda vai dar início à Chamada Escolar 2020 no próximo mês

0
665

Em setembro deste ano, Volta Redonda vai abrir a Chamada Escolar 2020 para a Educação Infantil (creches e pré-escola) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), com as inscrições devendo ser efetuadas entre os dias 2 e 30 na escola mais próxima da residência.

No momento da inscrição para Educação Infantil, devem ser apresentados: certidão de nascimento original do candidato, comprovante de residência, comprovante de trabalho – caso das vagas para creche – Número de Identificação Social (NIS) e comprovante do último pagamento do benefício do Programa Bolsa Família ou declaração de beneficiário expedida pelo Gestor Municipal da Assistência Social (SMAC) – Para creche ou pré-escola, o cadastro deve ser feito pelos pais ou responsáveis, munidos dos documentos exigidos.

As vagas para creches podem ser preenchidas por crianças nascidas entre 1º de abril de 2016 e 30 de novembro de 2019, enquanto a pré-escola é voltada para os nascidos entre 1º de abril de 2014 e 31 de março de 2016. Os critérios para a distribuição das vagas seguem a seguinte classificação: ser morador de Volta Redonda, inscrito no CadÚnico (NIS) e inserido no Bolsa Família, além de levar em consideração a idade – o mais velho tem preferência – e a renda familiar. Também tem prioridade na matrícula o candidato com deficiência comprovada por diagnóstico médico, conforme previsto por lei.

A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, esclarece que as inscrições da Chamada Escolar são gratuitas e o conselho é para que o cadastro seja feito na unidade mais próxima de casa.

– Caso não haja vagas para todos os inscritos, são utilizados os critérios de classificação, e o candidato pode ser encaminhado para outra escola na mesma região – explica.

No caso dos jovens e adultos, a inscrição pode ser feita a partir dos 15 anos. Os documentos necessários são o original da certidão de nascimento do candidato ou carteira de identidade, comprovante de residência e declaração ou comprovante de trabalho. O aluno com idade superior a 18 anos pode fazer o próprio cadastro e, no caso de menores de idade, o responsável legal deve fazer a inscrição.

 

 

 

Fotos: Geraldo Gonçalves / Secom VR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Nenhum Comentário