“Ônibus Lilás” ajuda no combate à violência contra a mulher em Volta Redonda

0
445

Na última terça-feira, 22, o Ônibus Lilás, projeto da Superintendência de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, esteve em Volta Redonda. A iniciativa faz parte de ações ligadas às políticas públicas da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. O veículo disponibilizou atendimento gratuito – com advogada, psicóloga e assistente social – à população, das 10h às 16h, na Praça Piero Rafaelo Villani, na Avenida Sávio Gama, no Retiro.

A secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (Smidh), América Tereza, ressaltou que a presença do Ônibus Lilás, que atende todo Estado do Rio, foi uma solicitação do município.

– O atendimento no ônibus veio somar às ações pelo Outubro Rosa realizadas pela secretaria, de conscientização, como a importância da prevenção à saúde e o diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero – declara a secretária.

América Tereza ainda ressalta que a psicóloga e a assistente social que atenderam no ônibus são do quadro do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que funciona na própria secretaria, esclarecendo que o objetivo é garantir a continuidade do atendimento em Volta Redonda.

Superintendente de Enfrentamento da Violência contra a Mulher, a psicóloga Patrícia Xavier explicou que, juntamente com o ônibus, que possui salas de atendimento próprias para garantir a privacidade dos assistidos, foram oferecidos serviços de outras pastas da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lembra que essa é mais uma parceria firmada com o governo estadual.

– É uma orientação da gestão a procura por parcerias entre os governos Estadual e Municipal, com o objetivo de ampliar a oferta de serviços à população de Volta Redonda – explica o prefeito.

 

 

Fotos: Geraldo Gonçalves / Secom VR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Nenhum Comentário