Com financiamento assegurado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Angra dos Reis, o artista plástico Sylvio Cavalheiro, o ‘Bino’, entregou à Vila do Abraão, na Ilha Grande, um novo monumento, desta vez em homenagem a um dos pontos mais fotografados da Ilha, o pico do Papagaio. Batizada de ‘Bico do Papagaio’, a escultura em aço foi fixada em uma praça da Vila do Abraão no último sábado, 13.
Como em outros trabalhos de Sylvio, a obra é uma construção artística inovadora e sustentável, projetada em uma peça que seria descartada de maneira no meio ambiente.
— Este monumento é uma homenagem à arte contemporânea e ao santuário ecológico que é a Ilha Grande. Como um caule frondoso, na base da escultura, temos a referência da árvore nativa Guapuruvu, que caiçaras utilizam para a produção de canoas. As pétalas, remetem à natureza de forma geral, enquanto a cabeça representa o pico do Papagaio, todo desenhado a mão e alude ao cuidado que se precisa ter com a natureza. A parte mais senso da obra é o olho da escultura, um mosaico de espelho verde, que representa o cuidado e a proteção com o lugar que o mundo precisa ter com esse espaço, já que a Ilha Grande é hoje Patrimônio da Humanidade — explicou Sylvio Cavalheiro.
O projeto foi apresentado pelo grupo cultural Cia. Da Lua e saiu do papel graças à Lei de Incentivo à Cultura e ao Esporte. O secretário municipal de Cultura de Angra, Andrei Lara, afirmou que a cidade é uma das poucas que tem o seu próprio mecanismo de financiamento à cultura e lembrou ainda que, na Ilha Grande, há dezenas de grandes contribuintes de impostos no setor de turismo, aptas, portanto, a fazerem financiamentos deste tipo.
— A prefeitura renuncia do imposto para que os artistas possam dialogar com as empresas da cidade. Na Vila do Abraão há muitas pousadas e quem é daqui pode ir até esses estabelecimentos e procurar saber se eles podem fazer ‘doação de ISS (o Imposto Sobre Serviços)’. Angra dos Reis é um dos poucos municípios do Rio onde essa lei funciona de verdade — destacou o secretário Andrei Lara.
Foto: Divulgação/PMAR
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia mais: