A Vigilância Sanitária de Angra dos Reis está investigando denúncias relacionadas ao restaurante do estaleiro Brasfels, situado na costa verde do município. Cerca de 30 trabalhadores foram hospitalizados com suspeita de infecção intestinal. Conforme relatos dos metalúrgicos atendidos pela rede pública de saúde, a falta de higiene na cozinha e nos alimentos servidos pelo restaurante do estaleiro pode ter causado o surto de diarreia.
“Alguns de nós já encontraram larvas no prato junto com a comida. A situação da cozinha é lamentável, dá nojo. As autoridades precisam fazer algo por nós,” afirmou um trabalhador que preferiu não se identificar.
A prefeitura informou que a Vigilância Sanitária “realizará mais uma inspeção no restaurante da LC Administração de Restaurantes LTDA”, empresa responsável pelo refeitório do estaleiro. O setor também destacou que, em 2024, já foram realizadas quatro inspeções no local, e a empresa está com seu licenciamento sanitário em dia.
Em setembro, após 30 funcionários precisarem de atendimento médico, equipes da Vigilância coletaram amostras de alimentos para análise no Lacen RJ. Todas as amostras apresentaram resultados satisfatórios, sem indícios de contaminação. Exames realizados nos pacientes apontaram a presença de Rotavírus, causador de diarreia aguda, que pode ser transmitido por contato entre pessoas, objetos contaminados, aerossóis ou ingestão de alimentos e água contaminados. O caso ganhou maior visibilidade nesta semana, quando um novo incidente, envolvendo a presença de larvas em um prato de comida, viralizou nas redes sociais.
Em nota, a Vigilância Sanitária reforçou que “apura todas as denúncias recebidas” e destacou que, em 2023, foram realizadas 3.269 inspeções, resultando na emissão de 84 autos de infração. Em 2024, até o momento, já foram feitas 2.030 inspeções, com 23 autos de infração emitidos.
O Sindicato dos trabalhadores, a direção do estaleiro Brasfels e o restaurante responsável foram procurados para comentar o caso, mas não retornaram até o fechamento desta matéria.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
A missão do Tribuna Livre é levar informação relevante aos nossos leitores. Fortaleça nosso trabalho, assinando a edição impressa neste link.