O vereador carioca Pedro Duarte (Novo) foi convidado pelo governo dos EUA para participar do intercâmbio profissional mais importante do mundo para líderes em ascensão: o International Visitor Leadership Program (IVLP). O evento é financiado pelo Departamento de Estado dos EUA e reunirá a partir deste sábado, 19, ao menos 13 lideranças do mundo lusófono (de língua portuguesa), entre elas o vereador Duarte, cuja atuação no legislativo carioca foca em temas como a ‘transparência e combate à corrupção’.
O International Visitor foi implantado em 1940 por Nelson Rockfeller e acumula uma lista de ‘descobertas’ de líderes promissores mundo afora, entre elas: os primeiros-ministros do Reino Unido Tony Blair e Gordon Brown; além de Nicolas Sarkozy, que fez o intercâmbio 22 anos antes de ser presidente da França. Do Brasil, já foram selecionados, quando ainda eram líderes emergentes, nomes como os dos ex-presidentes José Sarney e Dilma Rousseff.
O intercâmbio não aceita inscrições e proporciona aos convidados contato direto com experiências avançadas de gestão pública e com a diversidade política, econômica, social e cultural norte-americana. Nas três semanas em que estiverem nos EUA, os participantes se reúnem com autoridades e membros da sociedade civil dos EUA, além de visitarem organizações dos setores público e privado.
O tema escolhido para esta edição do programa foi ‘Responsabilização e Transparência em Governos’. A ideia é examinar como essas práticas garantem confiança na integridade dos representantes eleitos, dos funcionários públicos e das instituições governamentais.
O grupo desta edição contará com participantes de seis países do mundo lusófono: Brasil, Angola, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. Mariano Paganini Lauria, procurador do Ministério Público do Rio Grande do Norte, também foi convidado. De Portugal, foi selecionada a diretora executiva da sede portuguesa da Transparência Internacional, Ana Karina Mendonça Silverio de Carvalho, entre outros.
— É muito gratificante o convite. Não só pelo reconhecimento ao nosso mandato. Mas também para que possamos aprender experiências de gestão pública diferentes da nossa, a reboque de toda a expertise que os norte-americanos podem nos oferecer. São aprendizados que quero trazer para a cidade do Rio de Janeiro e para o Brasil, a exemplo do que tenho feito ao longo de todo o mandato. Recentemente, visitei Medellín para uma troca intensa de experiências principalmente sobre segurança pública — conta Pedro Duarte.
O vereador tem 33 anos e está em seu primeiro mandato na cidade do Rio. Entre suas pautas de destaque estão a atuação contra funcionários fantasmas, contra gastos suspeitos de dinheiro público e contra casos de corrupção. Duarte foi reeleito este ano para um segundo mandato na Câmara do Rio, que exercerá a partir de 2025.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
A missão do Tribuna Livre é levar informação relevante aos nossos leitores. Fortaleça nosso trabalho, assinando a edição impressa neste link.