A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou hoje, 1º, os Indicadores Industriais do mês de fevereiro, que revelaram crescimento de 27,5% no mês e 30,7% no primeiro bimestre nas atividades da indústria fluminense em comparação com 2009, impulsionadas principalmente pela retomada dos setores antes afetados pela crise, como o automobilístico e o de metalurgia. As horas trabalhadas cresceram 6,4%, considerando o primeiro bimestre.
Se comparadas com janeiro de 2010, as vendas de fevereiro tiveram recuo de 5,7%, na série com ajuste sazonal, que retira os efeitos de variações típicas de determinada época do ano. Esta queda, na avaliação da Diretora de Desenvolvimento Econômico do Sistema Firjan, Luciana de Sá, está associada ao menor número de dias úteis e à baixa atividade, comum neste período.
— Mas o fato é que no acumulado as vendas registraram taxas de crescimento de dois dígitos e o pessoal ocupado atingiu seu maior nível na série histórica. São dois bons sinais — afirmou Luciana.
As horas trabalhadas também tiveram resultados favoráveis: aumento de 6,4% considerando o primeiro bimestre, e de 6,4% em relação ao mesmo mês do ano passado. Destaques para elevação nos setores de veículos automotores (+ 53,32%), borracha e plástico (+ 21,30%) e produtos químicos (+20,12%).
Em relação ao pessoal ocupado o crescimento foi de 0,37% quando comparado a janeiro. Na série ajustada para a sazonalidade a expansão foi de 0,52%, o que resultou em mais 1.500 postos de trabalho no estado do Rio de Janeiro. Na comparação de fevereiro de 2010 com o mesmo mês do ano passado, a expansão foi de 4,9%. E no acumulado de dois meses o crescimento deste ano foi de 3,63%.
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a massa salarial nas indústrias do estado expandiu-se 8,26%, próximo aos 8,11% do período janeiro-fevereiro deste ano em relação ao primeiro bimestre de 2009.
Já o nível médio de utilização da capacidade instalada em fevereiro nas indústrias fluminenses foi de 80,82%. O resultado está abaixo do registrado no mês anterior (81,02%), mas ficou acima do observado no mesmo mês de 2009 (79,54%). No acumulado do primeiro bimestre de 2010 ficou em 80,92%, acima da média do mesmo período de 2009.
Com informações da assessoria de comunicação da Firjan.
Siga o Tribuna Livre no twitter. www.twitter.com/tribunalivre