

Um veleiro avaliado em R$ 450 mil foi apreendido última terça-feira (19) durante uma operação conjunta da Receita Federal, Polícia Federal e Marinha do Brasil, realizada na região de Bracuí, em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense. A embarcação, de bandeira argentina, estava atracada em um cais privado sem a documentação necessária para permanência no país.
De acordo com as autoridades, o veleiro estava no Brasil há mais de um ano sem que o proprietário apresentasse a comprovação da importação regular. Além disso, foi constatado que a embarcação havia sido colocada à venda, agravando ainda mais a irregularidade.
Os agentes também identificaram que o barco não possuía registro de admissão temporária nem autorização de entrada emitida pela Capitania dos Portos. Para tentar driblar a fiscalização, o dono do veleiro teria tentado registrá-lo como uma embarcação artesanal, alegando que foi construído na Ilha Grande.
Diante das infrações, a embarcação foi apreendida e será submetida ao processo de perdimento. Após essa etapa, poderá ser leiloada ou doada a uma instituição pública de ensino náutico. O proprietário também responderá pelo crime de descaminho, cuja pena varia de dois a oito anos de reclusão.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.