A área desmatada foi localizada nas imediações da Praia Grande, em Paraty. | Foto: Divulgação/DD

Policiais ambientais da 4ª Unidade de Polícia Ambiental (UPAm) identificaram, no sábado (31), vestígios de desmatamento e queimada em uma área de mata próxima à Rodovia Procurador Haroldo Fernandes Duarte, na Praia Grande, em Paraty. A ação foi desencadeada após uma denúncia recebida pelo Disque Denúncia Paraty, por meio do programa Linha Verde, que é destinado à apuração de crimes ambientais.

Os agentes da UPAm Juatinga, sob a coordenação do Comando de Polícia Ambiental, foram até o local para verificar a denúncia. Lá, constataram a supressão de aproximadamente mil metros quadrados de vegetação nativa, incluindo o corte de árvores de pequeno e médio porte. Essas ações configuram uma violação à Lei 11.428/06, que regula a utilização e proteção da vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, especialmente em áreas próximas a unidades de conservação.

Durante a fiscalização, os policiais também encontraram evidências de queimadas, como resíduos lenhosos e sinais de uso de fogo para a remoção da vegetação, o que ocorreu dentro da Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Serra da Bocaina. Nenhum responsável pelos atos ilícitos foi encontrado no local. A ocorrência foi registrada na 167ª Delegacia de Polícia (DP).

A população de Paraty pode denunciar crimes ambientais 24 horas por dia, todos os dias da semana, através do Linha Verde, do Disque Denúncia, pelos números (21) 2253-1177 e 0300 253 1177, ambos com suporte de WhatsApp anonimizados.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.