Turismo de Paraty se reinventa na reabertura dos negócios

0
616

Se depender da disposição dos empreendedores e da secretaria municipal de Turismo de Paraty, 2020 poderá não ser um ano totalmente perdido para o setor, apesar dos quase cinco meses de interrupção causada pelo novo coronavírus. Reaberta aos visitantes desde o último dia 1º de agosto, Paraty está se reinventando para manter uma ocupação regular de visitantes durante o restante do ano.

— Nós todos estamos nos reinventando mesmo. Acabamos de fazer o Festival de Sabores da Cachaça e foi muito lindo e gratificante. Seguramente 2020 não será perdido e nós teremos ainda bastante movimento até o fim do ano — prevê a secretária municipal de Turismo, Nena Gama.

Segundo Nena, nas duas primeiras semanas depois da reabertura, nem todos os meios de hospedagem decidiram retomar as atividades de imediato. A adesão está sendo gradual. Comunidades como a Vila da Trindade, a Ponta Negra e a Praia do Sono também não reabriram assim que foi permitido e a prefeitura respeitou a decisão dos moradores. Apesar de parcialmente aberta, porém, no último final de semana, mais de 2 mil veículos de outras cidades foram registrados passando pela barreira sanitária instalada na entrada do município.

O protocolo de reabertura do turismo exige ocupação máxima de 50% nos meios de hospedagem, passeios e locais com público, uso obrigatório de máscaras por funcionários e turistas e a oferta de álcool gel para higienização em todas as dependências. A secretária Nena elogia o engajamento do trade turístico, mas diz que já forma registrados visitantes caminhando pela cidade sem estarem usando máscaras.

— As pousadas estão super parcerias, engajadas e entendendo todas as medidas sugeridas pela prefeitura. Os empresários sabem que o sucesso da reabertura depende desta consciência porque é a imagem do destino que está sendo divulgada. Só que temos registrado infelizmente alguns turistas dispensando o uso das máscaras, o que nos preocupa um pouco — disse Nena.

Até esta segunda-feira, 24, Paraty tinha 922 casos confirmados da Covid-19 e 31 mortes. A morte mais recente foi exatamente no dia 24, de um homem de 68 anos, com comorbidade. 

Cidade já tem calendário de eventos para 2021

Mesmo com a pandemia e as atividades turísticas ainda em retorno gradual, a prefeitura de Paraty decidiu reeditar o calendário turístico da cidade para o segundo semestre de 2020 e já para o ano 2021. Agora são dois calendários, um apenas com os eventos ‘da serra e do mar’, onde estão os festejos comunitários e religiosos já conhecidos do município.

As duas listas incluem os eventos já tradicionais do calendário cultural paratiense e ainda alguns que, por conta da pandemia, terão de ser realizados em novo formato. Em 2020, por exemplo, alguns eventos ocorrerão até mesmo sem público, de forma on-line.

A secretaria municipal de Turismo e a prefeitura creem que a partir da reabertura da cidade aos turistas, o movimento será crescente até o início da alta temporada, em novembro.

Movimento — Em julho foi lançada a iniciativa ‘Paraty espera por você’, um programa com diversas ações visando a retomada das atividades turísticas da cidade e engajar os diferentes setores para o cumprimento dos protocolos sanitários, garantindo uma estadia segura e ao mesmo tempo a divulgação da boa imagem da cidade.

Nesta iniciativa estão protocolos sanitários, medidas de distanciamento social e um sistema de bandeiras que nortearão o retorno gradual do turismo, a partir da ‘bandeira azul’. No lançamento, foi apresentada a ‘Cartilha de Princípios Norteadores do Novo Turismo em Paraty’. O documento pretende, a partir dele e da mobilização do município, criar os caminhos e estabelecer um modelo sustentável de retomada econômica.

Agenda — Para 2021 estão previstos o Carnaval, a Semana Santa, a Festa do Divino e a Festa Literária Internacional (Flip) — este ano o evento cultural mais importante do calendário foi remarcado para novembro.

No segundo semestre do ano que vem, estão no calendário, o 39º Festival da Cachaça, a Folia Gastronômica e as festas religiosas, entre elas uma Marcha para Jesus, que está marcada para dezembro.

Fotos: Tribuna Livre

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 289)

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/recomecar-paraty-finaliza-projeto-de-acesso-a-credito-para-empresas-locais/

Nenhum Comentário