Paraty e Angra dos Reis já estão em vermelho, como manda a tradição, para as comemorações da Festa do Divino, ocasião em que cristãos católicos celebram a descida do Espírito Santo, o Pentecostes. Culturalmente, os festejos do Divino Espírito Santo remetem à passagem do Imperador pela costa, tradição de origem portuguesa.
O fim de semana de 27 e 28 de maio é o mais agitado da programação em ambas as cidades: em Paraty, onde a festa é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio desde 2013, no sábado de manhã, 27, são distribuídas refeições e bebidas à população, como parte da tradição. À noite, na Igreja Matriz, no Centro Histórico, um adolescente é coroado Imperador do Divino e recebe homenagens com a apresentação da Dança das Fitas, do Xiba Cateretê, da Dança dos Velhos e dos bonecos folclóricos de Paraty: o Boi, o Cavalinho, o Peneirinha e a Miota – ou Minhota, originária do Minho, em Portugal.
As comemorações em Paraty começaram na semana passada. Na sexta-feira, 19, houve missa e logo em seguida apresentação musical. Também foi aberta à noite a programação da Mega Gincana do Divino.
A gincana é o maior movimento jovem da cidade e começou há exatos 20 anos para apoiar as ações da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento arrecada alimentos para doação, mobilizando a comunidade e fortalecendo a consciência cidadã de comunhão e solidariedade.
No sábado, 20, as equipes Avalanche, Feirinha, Os Urdinários e Kamikaze cumpriram os desafios da Comissão Organizadora do evento. Provas esportivas, de dança, culturais e enigmas animaram as torcidas na quadra ao lado da igreja Matriz.
Elcio Gonçalves, organizador da gincana, explica que o evento acessório também é Patrimônio Cultural Brasileiro, pois o Registro inclui o evento.
— Nós da comissão organizadora somos todos voluntários e nos envolvemos intensamente ao longo de dois meses para preparar as provas recreativas, esportivas, culturais e solidárias — afirma ele.
Programação cultural em Angra será no cais Santa Luzia
Em Angra, a programação da Festa do Divino foi aberta na sexta-feira,19, com missa na Igreja Matriz, no Centro, e a entrega das bandeiras do Divino para as comunidades da paróquia, dando início ao novenário que vai até o dia 28 de maio.
Até o domingo, 28, o cais Santa Luzia se transformará no Império do Menino Imperador e, além das danças folclóricas, será palco também de shows musicais como os da cantora Roberta Miranda, na sexta, 26, e de Yasmin Santos, no sábado, 27. Bandas e cantores regionais também se apresentarão e outra atração se apresentará no domingo, 28.
As ruas, casarões e as igrejas históricas do Centro já estão enfeitadas com bandeirinhas e estandartes vermelhos com a figura da pomba que simboliza o Espírito Santo, para receber a procissão e as missas solenes. O largo da Igreja Matriz também terá ornamentação para a festa. Os ensaios para as danças folclóricas ocorrem no salão da Casa Larangeiras.
A prefeitura também colocará estrutura de palco para as apresentações das danças e dos grupos musicais convidados, além de sonorização e iluminação especial para fazer do evento uma grande festa para as famílias locais e para turistas em visita à cidade.
Este ano o Menino Imperador será Pedro Henrique Reis, morador do morro da Fortaleza e as festeiras serão Neusa Fonseca e Fátima da Conceição Fonseca, ambas moradoras do Centro da cidade.
(*) Publicado antes na edição impressa (nº 392)
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.