Tradicional Festa de Santa Cruz, em Tarituba, chega a mais uma edição

0
378

Cirande Tarituba, em Paraty | Foto: Divulgação

A comunidade de Tarituba, distrito de pescadores caiçaras de Paraty, celebra no próximo final de semana, o símbolo cristão da Santa Cruz. A programação tradicional terá shows, eventos com temática caiçara e atividades religiosas para todos os públicos. A festa começou no final de abril e termina no dia 7, com seu ápice no sábado, 6.

A comemoração ocorre todos os anos na semana do Dia da Invenção da Santa Cruz, uma tradição centenária, passada de geração em geração. Toda a programação religiosa é na Igreja de Santa Cruz, enquanto o campo de futebol da comunidade recebe as atrações culturais, feira gastronômica e outras atividades.

São previstas na programação procissões, ladainhas e missas. No sábado, 6, haverá shows, corrida de canoas caiçaras, apresentações culturais e folclóricas e brincadeiras para as crianças. O evento também abre espaço para barraquinhas de comidas, almoço beneficente e bingo. Na vila há restaurantes que servem pratos típicos da culinária caiçara, como a caldeirada, peixe maluco, bobó de camarão, pirão de garoupa etc. 

Tarituba é uma pequena vila de pescadores em Paraty considerada um celeiro de tradições caiçaras centenárias preservadas até os dias de hoje, entre elas a Ciranda, grupo que preserva a tradição musical coreográfica e que possui uma Escola de Ciranda há décadas no distrito, salvaguardando e transmitindo o conhecimento para novas gerações. A sede do grupo faz parte da Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, que conta com o patrocínio da Petrobras e da secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Nenhum Comentário