O vereador Rubinho Metalúrgico (CID) surpreendeu e venceu a eleição para a presidência da Câmara Municipal de Angra dos Reis para o biênio 2023/24, após um improvável empate na votação entre os 14 vereadores. Por ter sido o mais votado na eleição de 2020, ele foi declarado vencedor.
Até o início da sessão, que ainda acontece no plenário da Casa, a favorita era a vereadora Luciana Valverde (MDB), que tinha apoio do prefeito Fernando Jordão (PL). Rubinho, no entanto, reuniu em torno de si os dois vereadores da oposição (Edinho e Gabi), além de outros quatro que estiveram juntos na eleição de 2022 no apoio a Venissius Barbosa (Pode) como Charles (PATR), Obina (CID), Jorginho Brum (CID) e Marquinhos Coelho (PSC).
Os vereadores seguiram votando em empate de 7 a 7 nas demais vagas da Mesa Diretora, produzindo então a composição numa Casa rachada ao meio: Gaby Carneiro (PP) foi eleita vice-presidente com sete votos, no desempate por ter sido mais votada; Charles Neves foi candidato único a segundo vice-presidente e teve oito votos (Helinho neste caso preferiu divergir do bloco minoritário). O primeiro secretário foi o segundo mais votado na eleição de 2020, Henrique Obina e Dudu do Turismo (PSD), o terceiro mais votado, eleito segundo secretário, também pelo critério de desempate.
Foto: Reprodução
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: