O coronel PM Malheiros durante homenagem na Câmara Municipal em Angra | Foto: Divulgação

Levantamento do Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro (ISP/RJ) no 1º semestre deste ano indica que o Sul Fluminense é uma das regiões com os melhores índices de segurança no Estado e uma das que apresenta redução de diversos indicadores de violência. O resultado reflete também as ações do 5º Comando de Policiamento de Área (CPA) da PM e do 5° DPA (Departamento de Policiamento de Área) da Polícia Civil.

O 5° CPA é o responsável pelas operações de quatro batalhões de Polícia Militar, com cobertura a pelo menos vinte cidades: 10° BPM (Barra do Piraí), 28° (Volta Redonda), 33° (Angra dos Reis), 37° (Resende) e 2ª Cia. Independente da PM, localizada em Paraty. O Comando está sob a coordenação do coronel PM Marcelo Moreira Malheiros (foto).

Os dados do ISP/RJ têm como base o mesmo período do ano anterior e avalia Indicadores Estratégicos de Criminalidade como letalidade violenta (homicídio doloso, lesão seguida de morte e roubo seguido de morte); roubo de veículos; roubos de rua e roubos de carga.

Com base em dados oficiais de 2021 para este ano, o 5º CPA obteve redução de 30,91% em letalidades violentas, 15,9% nos roubo de veículos, 40,18% a menos em roubos de rua e 57,70% nas ocorrências de roubos de carga. No período anterior (2020/21), a queda havia sido menor: 5,58% em letalidades violentas, 18,82% sobre roubo de veículos, 7,69% a menos sobre roubos de rua e 13,33% em roubos de carga.

Investimentos — O coronel PM Malheiros crê que a redução nos indicadores é efeito de investimentos e melhor aparelhamento das forças policiais, tanto da Polícia Militar como da Civil, além dos empenhos do comando e das tropas em cada BPM.

— O olhar do governador do Estado para o interior, com investimentos, aparelhamento das Polícias e melhores condições de trabalho nos ajuda muito. Além do trabalho do secretário de Polícia Militar, coronel PM Henrique, sempre atento e firme no comando. A nossa tropa cuida e faz parte da população Sul Fluminense, que combate a criminalidade, honrando a farda e a Polícia Militar — avalia Malheiros.

Para o segundo semestre deste ano, a meta é dar continuidade às operações, com foco no enfraquecimento das organizações criminosas e no fortalecimento do policiamento, visando combater especialmente os roubos, furtos e crimes ligados ao tráfico de drogas.

— O crime não vai deixar de existir, mas a Polícia tem se empenhado para coibir o crescimento das organizações criminosas e reduzir o efeito da criminalidade na vida do cidadão. O apoio da população é fundamental para que tenhamos êxito — ressaltou Malheiros.

Foto: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/policia-apreende-armas-e-drogas-apos-confronto-no-santo-antonio/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome