O Sicoob Central Rio – por meio de suas cooperativas filiadas e do Instituto Sicoob – participará de hoje, 22, até o dia 28 deste mês da Global Money Week, uma campanha internacional de conscientização financeira direcionada às crianças e adolescentes. A iniciativa da Rede Internacional de Educação Financeira da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico propõe-se a inspirar e capacitar os mais jovens para gerir suas finanças de forma inteligente. Este ano o tema é “Cuide de você, cuide do seu dinheiro”.

‘Aprender (a administrar seu dinheiro com sabedoria), Poupar (para o futuro), Ganhar (para si e para suas famílias)‘ é o slogan oficial da campanha. Para o evento, voluntários de cooperativas do Sistema Sicoob Rio farão palestras on-line sobre educação financeira para jovens do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RJ) e alunos de escolas públicas e privadas dos municípios de Campos, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes e São Fidélis (em parceria com o Sicoob Fluminense). As cooperativas Sicoob Empresas, Sicoob Servidores e Sicoob Coopvale, também do Sistema Sicoob Rio, vão publicar em suas mídias sociais e por e-mail marketing dicas de educação financeira, em linguagem acessível ao público jovem.

Silvana Lemos, coordenadora do Instituto Sicoob, no Rio, lembra ainda que o Sistema Sicoob Rio já participa da Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) desde 2017, promovendo palestras e clínicas financeiras em praça pública e totalmente gratuitas para os cidadãos cariocas.

— Aprendemos nesse percurso o quão importante é levar conhecimento sobre organização financeira, e isto independe ter mais ou menos dinheiro. Saber o custo, identificar o desperdício, elencar prioridades desde pequeno, sem sombra de dúvida, é uma oportunidade ímpar de formar pessoas autônomas na relação com o dinheiro, cidadãos mais conscientes com o meio ambiente, impulsionando uma economia mais sustentável — afirma a coordenadora.

O Sicoob Cecremef, cooperativa também filiada ao Sistema Sicoob Rio, participará da GMW com outra dinâmica. A instituição fará a adaptação para apresentação online das obras da “Coleção Financinhas” (do Instituto Sicoob). A ação é parte do projeto “Inclusão Social através da Arte”, apoiado pela cooperativa. Atores e atrizes, de 6 a 21 anos, desta iniciativa, em Angra dos Reis (RJ), interpretarão, com direção de Lucya Rocha, as aventuras: “Caio achou uma moedinha” e “Margô e Davi foram ao mercadinho”, e uma história cantada. A programação terá leitura dramática, e a gravação das histórias será distribuída em vídeo para as escolas de Angra dos Reis. A “Coleção Financinhas” está inserida no processo contínuo de educação financeira, especialmente elaborada para as crianças, e ensina conceitos que contribuem para o planejamento, criando uma mentalidade adequada e saudável em relação ao dinheiro, e fortalecendo a autodisciplina dos pequenos consumidores em todo o Brasil.

Para Mina Fiszman, diretora social do Sicoob Cecremef, é através da educação financeira que são formadas novas gerações com cidadãos conscientes em relação ao uso do dinheiro.

— Esta é a primeira vez que participamos da Global Money Week. Nos sentimos muito orgulhosos em contribuir para a formação destes jovens — enfatiza a diretora social.

Sicoob está em todo o Rio — Presente em 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, o Sicoob Rio é integrante do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (o Sicoob), uma das maiores instituições do cooperativismo financeiro do país. Em expansão, o setor proporciona a pessoas físicas e jurídicas os produtos e serviços bancários, visando, porém, ao desenvolvimento social, à justiça financeira e à prosperidade. Os resultados apurados no final de cada período são revertidos aos cooperados.

O Sistema Sicoob Rio, por meio de suas cooperativas, viabiliza aos seus associados operações de conta-corrente, poupança, crédito consignado, consórcios, investimentos, crédito rural, seguros e previdência, empréstimos com linhas do governo federal e próprias, bem como taxas acessíveis a todos os níveis de empreendedores. Ou seja, um amplo portfólio para diferentes necessidades.

Fotos: Divulgação

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Leia também:

http://br918.teste.website/~tribu449/2021-sera-ano-dificil-para-as-contas-publicas-em-angra-dos-reis/

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome