Sindicato cobra reajuste do piso salarial dos condutores de ambulância do Rio

0
541

Fixação de piso regional corrigido foi debatido na Alerj | Foto: Reprodução

O Sindicato dos Condutores de Ambulâncias do Estado do Rio de Janeiro (Simcaerj) está liderando uma mobilização pela atualização do piso salarial dos profissionais da categoria, congelado em R$ 2.513,59 desde 2019. De acordo com o presidente do Simcaerj, Henrique Granadeiro, os anos sem reajuste causam prejuízos para os trabalhadores.

— São quase cinco anos sem correção no piso salarial. Isso significa que os profissionais admitidos agora já entram na função com defasagem e prejuízos. A correção salarial deste período é um direito da categoria — explica ele.

Uma lei federal determinou que os Estados e Municípios têm o poder para fixar o piso regional de acordo com a realidade de cada região. No Rio de Janeiro, o salário inicial dos condutores de ambulâncias está congelado desde a gestão do ex-governador Wilson Witzel (2018-20). Em março deste ano, um debate na Assembleia Legislativa do Estado reuniu representantes de várias categorias profissionais que estão na mesma situação.

A própria Assembleia indicou ao Executivo, por sugestão da deputada Dani Balbi (PSOL), a fixação de pisos para várias categorias, inclusive os condutores de ambulâncias, que passariam a ter como salário inicial, o valor de R$ 3.267,69. A medida, no entanto, é de exclusiva decisão do governador Cláudio Castro (PL). Uma comissão formada por parlamentares e representantes de várias categorias, inclusive do Simcaerj, tenta destravar a negociação e assegurar a correção salarial.

— Os condutores de ambulância são essenciais para o serviço público de saúde. Estamos nesta luta ao lado dos trabalhadores e contamos com a mobilização de parlamentares e de outras categorias que também seriam beneficiadas com a fixação de novos pisos salariais — defende o presidente Henrique Granadeiro.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Nenhum Comentário