Na última terça-feira, 10, Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, foi realizada em Angra dos Reis uma ação integrante do Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização do tema. A iniciativa aconteceu na Praça Codrato de Vilhena (praça do Papão), no Centro, e contou com a participação de profissionais das mais diversas áreas da saúde.

O objetivo foi alertar a população quanto aos cuidados necessários para a prevenção do suicídio. Entre os assuntos abordados estavam os comportamentos e os fatores que podem levar uma pessoa para a situação de risco e os mitos e verdades sobre o suicídio.

– Além de ajudar as pessoas, esse evento teve a finalidade de conscientizar àqueles que possuem familiares e amigos nesta situação. Temos que entender o lado de cada pessoa e aprender a ouvir de forma calma e tranquila – destaca a responsável pela Área Técnica de Atenção Integral às Pessoas em Situação e Risco de Violência, Élida Ferreira da Conceição,

Morador do bairro Areal, Wilton Bispo participou da ação e elogiou a iniciativa organiza pela prefeitura de Angra.

– A principal preocupação que devemos ter é com a falta de informação sobre o assunto. Um evento como esse ajuda a população a se informar e me ajudou bastante, pois participo de uma organização que ajuda jovens – explica.

O suicídio é um problema de saúde pública que pode afetar pessoas de qualquer idade, identidade de gênero, origem ou classe social, mas que, atualmente, ainda é cercado por muitos tabus.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil, 35 pessoas se suicidam por dia. Em uma sala com 30 pessoas, cinco delas já pensaram em suicídio. Em cada dez casos, nove poderiam ser prevenidos. Um outro dado alarmante foi divulgado pelo órgão: uma morte por suicídio acontece a cada 40 segundos.

 

Próximas ações do Setembro Amarelo em Angra

 

Mais duas mobilizações serão realizadas no município até o fim do mês. A próxima acontece em Jacuecanga (dia 17, no terminal rodoviário); a outra será realizada no Parque Mambucaba (dia 25, em frente à creche municipal, na Avenida Francisco Magalhães de Castro). Ambas serão realizadas das 9h30 às 16h.

 

 

 

Fotos: Wagner Gusmão / PMAR

Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome