Sete em dez consumidores no Rio pretendem presentear no Dia das Crianças

0
268

Brinquedos lideram a preferência para presentes na data | Foto: Reprodução

Pesquisa feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) entre os dias 20 e 22 de setembro, com 791 consumidores da capital e da região metropolitana do Rio, mostrou que 69% dos entrevistados pretendem presentear alguém no Dia das Crianças (12 de outubro).

Os brinquedos serão a compra preferida de 57,5% dos consumidores que planejam comprar presentes, seguidos de roupa (31,5%), eletrônicos (6%) e calçados (5,1%). Pelo menos 13% deles pretendem comprar mais de um tipo de presente.

A sondagem da Fecomércio estima que a movimentação financeira na economia do Rio por causa da data fique em R$ 324 milhões. O gasto médio com as compras é estimado em até R$ 134.

Dos consumidores entrevistados e que pretendem presentar alguém, 65,6% disseram que desejam comprar os presentes em lojas físicas, 23,4% em lojas virtuais e 10,9% em ambas.

Fiscalização — De olho exatamente na data, agentes do Procon Estadual do Rio, da Delegacia do Consumidor e do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RJ) fizeram ações de fiscalização em lojas de brinquedos e identificaram 4.311 itens sem o selo do Inmetro. As lojas foram autuadas e os responsáveis conduzidos à delegacia. Os fornecedores terão 15 dias para apresentar defesa.

Durante a operação, foram analisadas, além da regularidade dos produtos, questões referentes à publicidade e documentações obrigatórias. Todas lojas foram autuadas por terem brinquedos irregulares, sem o selo do Inmetro e com embalagens em língua estrangeira, dificultando ou impossibilitando o entendimento do consumidor. Os agentes também encontraram, em uma das lojas, uma bolsa repleta de selos do Inmetro, o que é proibido. Conforme o Procon-RJ, os brinquedos devem apresentar este selo assim que chegam para comercialização. 

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.