A direção da Câmara Municipal de Volta Redonda considerou um sucesso a realização da primeira sessão itinerante da instituição realizada no final de maio. O presidente da Casa, vereador Edson Quinto (PR), prometeu replicar a iniciativa após a boa presença de público na primeira edição, realizada na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-VR), no bairro Sessenta. O ex-vereador José Ivo de Souza, autor da proposta de sessão itinerante, participou do evento, que teve também uma intérprete de Língua dos Sinais (Libras).
Os parlamentares se revezaram em discursos propondo solicitar à direção do Serviço Autônomo de Água Esgoto (Saae/VR) o custo das intervenções que forem feitas para reparar a rede de abastecimento e restabelecer o serviço. Pelo menos quatro vezes foi necessária atuação do órgão para normalizar o abastecimento nos bairros afetados.
— É notório que houve prejuízo à população, uma vez que os impostos pagos pelos contribuintes foram gastos para reparar um dano causado pela empresa. Nada mais justo que o Saae/VR cobre por todos os prejuízos — questionou o vereador Maurício Pessoa (PSC).
A comissão parlamentar que acompanha o caso pretende convidar os representantes da empresa e da autarquia de saneamento para debater o assunto e propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), visando à recuperação dos eventuais estragos.
Votação — Na mesma sessão um projeto do vereador Carlos Alberto Sant’Anna (SD), que havia sido vetado pelo prefeito Samuca (PSDB), teve o veto derrubado por 15 dos 21 vereadores. O projeto autoriza o governo a implantar ‘bueiros inteligentes’ nas ruas da cidade por meio de Parcerias Público Privadas (PPP’s).
Edson Quinto (PR) afirmou que a sessão itinerante foi uma experiência satisfatória e que alcançou as expectativas dos vereadores.
— A Casa ficou repleta de moradores da região, e foi uma satisfação poder colaborar e também interagir com a população. Ainda no mês de junho ou no início de julho pretendemos realizar outra sessão, em local a ser definido — adiantou o presidente da Câmara, destacando que a sessão itinerante ocorreu sem nenhum custo extra para o Legislativo.
Com informações e fotos do site Gazeta dos Bairros.
GOSTOU DESTE TEXTO?
Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.