A direção da Câmara Municipal de Volta Redonda considerou um sucesso a realização da primeira sessão itinerante da instituição realizada no final de maio. O presidente da Casa, vereador Edson Quinto (PR), prometeu replicar a iniciativa após a boa presença de público na primeira edição, realizada na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae-VR), no bairro Sessenta. O ex-vereador José Ivo de Souza, autor da proposta de sessão itinerante, participou do evento, que teve também uma intérprete de Língua dos Sinais (Libras).

O principal assunto do encontro foi a obra que está sendo realizada pela iniciativa privada na Rodovia dos Metalúrgicos, nas imediações do shopping Park Sul, no Belvedere. É que uma escavação feita no local está causando transtornos aos moradores dos bairros Tiradentes, Vila Rica, Belvedere e Roma, como a interrupção no abastecimento de água e engarrafamentos no acesso ao Centro da cidade.

Os parlamentares se revezaram em discursos propondo solicitar à direção do Serviço Autônomo de Água Esgoto (Saae/VR) o custo das intervenções que forem feitas para reparar a rede de abastecimento e restabelecer o serviço. Pelo menos quatro vezes foi necessária atuação do órgão para normalizar o abastecimento nos bairros afetados.

— É notório que houve prejuízo à população, uma vez que os impostos pagos pelos contribuintes foram gastos para reparar um dano causado pela empresa. Nada mais justo que o Saae/VR cobre por todos os prejuízos — questionou o vereador Maurício Pessoa (PSC).

A comissão parlamentar que acompanha o caso pretende convidar os representantes da empresa e da autarquia de saneamento para debater o assunto e propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), visando à recuperação dos eventuais estragos.

Votação — Na mesma sessão um projeto do vereador Carlos Alberto Sant’Anna (SD), que havia sido vetado pelo prefeito Samuca (PSDB), teve o veto derrubado por 15 dos 21 vereadores. O projeto autoriza o governo a implantar ‘bueiros inteligentes’ nas ruas da cidade por meio de Parcerias Público Privadas (PPP’s).

Edson Quinto (PR) afirmou que a sessão itinerante foi uma experiência satisfatória e que alcançou as expectativas dos vereadores.

— A Casa ficou repleta de moradores da região, e foi uma satisfação poder colaborar e também interagir com a população. Ainda no mês de junho ou no início de julho pretendemos realizar outra sessão, em local a ser definido — adiantou o presidente da Câmara, destacando que a sessão itinerante ocorreu sem nenhum custo extra para o Legislativo.

Com informações e fotos do site Gazeta dos Bairros.

GOSTOU DESTE TEXTO?

Assine o jornal Tribuna Livre e receba a edição impressa. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome