Seminário Nacional de Gestores de Juventude foi em Brasília | Foto: Antonio Cruz / Agência Brasil.

Cerca de 300 gestores municipais de juventude de todo o país se reuniram em Brasília na semana passada no Seminário Nacional de Gestores e Gestoras Municipais de Juventude por convocação do governo federal. A meta do encontro e do governo é promover a municipalização de políticas públicas de juventude. Gestores de Angra dos Reis participaram do evento que debateu ações de inclusão, formação profissional e inovação em políticas relacionadas à juventude. O município foi representado pelo secretário-executivo da Juventude, William Gama, e pelo coordenador técnico de Programas Continuados, Lucas Plácido.

De acordo com os dois, o evento teve dois dias com atividades e uma mesa sobre o Panorama da Política Nacional de Juventude, na qual os gestores puderam compartilhar experiências e desafios em temas como empregabilidade, juventude negra, juventude periférica, direitos humanos, juventude rural, cultura, alimentação saudável e conselho da juventude, entre outros temas.

— A secretaria executiva da Juventude é ativa no cenário municipal e estadual. Participar deste encontro nacional de gestores e gestoras foi muito importante porque a secretaria nacional da Juventude explicou como pretende redirecionar as políticas públicas para os jovens. Tivemos um espaço de fala importante, onde expusemos as políticas implantadas aqui e as que ainda queremos implantar. Angra tem trabalho com a juventude — resumiu o secretário da Juventude, William Gama.

De acordo com a secretaria Nacional de Juventude, organismo criado em janeiro pelo presidente Lula (PT), o seminário ampliou as perspectivas para a Política Nacional de Juventude,além de debater desafios orçamentários para a implementação de políticas públicas e a participação da juventude na elaboração do plano plurianual (PPA), que define as prioridades do governo federal para os próximos quatro anos.  

Durante o seminário foi discutida a reconstrução do Fórum de Gestores Municipais de Juventude, que reunirá gestores de juventude para acompanhar políticas públicas, promover a cooperação técnica e política, subsidiar a formulação da Política Nacional de Juventude e criar estratégias de cooperação internacional com entidades que tenham fins semelhantes.  

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome