A partir de amanhã, quarta-feira, 18, será promovida em Volta Redonda a Semana Nacional do Trânsito, que segue até 25 de setembro. O tema deste ano é “No trânsito, dê sentido à vida”, e o primeiro dia terá atividades das 9h às 11h na Mini Cidade do Trânsito, na Ilha São João.
Promovido pela prefeitura do município, o evento tem como objetivo maior a promoção da segurança no trânsito da cidade, visando assim à preservação das vidas.
– Por meio das ações da campanha, queremos conscientizar sobre a educação no trânsito, envolvendo todos os atores, principalmente aqueles que são mais vulneráveis. Eles têm uma participação importante no que diz respeito a agir de forma preventiva – explica o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista.
A campanha contará com distribuição de material informativo e ações educativas também no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube e na Vila Santa Cecília. A programação inclui palestra/teatro para os estudantes da rede pública e da Fundação Beatriz Gama (FBG), promovida pela Guarda Municipal (GMVR), além da participação de crianças do projeto Guarda Mirim.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil irá expor maquete e levará o jogo de tabuleiro “Riscolândia”, que ensina como prevenir e também agir em casos de catástrofes naturais. Idealizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e Unicef, o jogo apresenta aos estudantes como funciona a Defesa Civil, para que eles sejam multiplicadores de informações na família e na comunidade.
Para o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, é muito importante a realização de eventos sobre a educação a respeito do trânsito ainda na infância.
– Aprender desde pequeno sobre segurança no trânsito influencia na formação de bons cidadãos. Beneficia pedestres, motoristas e outros atores. Estamos melhorando cada vez mais a mobilidade de Volta Redonda – declara o prefeito.
Fotos: Arquivo / Secom VR
Para assinar o Tribuna Livre, clique aqui.