![](https://tribunalivrejornal.com.br/wp-content/uploads/2025/02/externo_4_1738693725-696x418.png)
![](https://tribunalivrejornal.com.br/wp-content/uploads/2025/02/externo_4_1738693725-696x418.png)
A Semana de Formação Pedagógica 2025 está mobilizando mais de 2 mil profissionais da rede municipal de ensino em Angra dos Reis. O evento, promovido pela Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN), acontece de 3 a 7 de fevereiro, oferecendo 230 laboratórios e 32 palestras em quatro locais: Universidade Estácio de Sá, Polo Universitário CEDERJ, Centro de Estudos Ambientais (CEA) e Escola Municipal Júlio César de Almeida Larangeira.
O objetivo da iniciativa é qualificar os educadores para o início do ano letivo, que começa no dia 10 de fevereiro. Os conteúdos são ministrados por profissionais da própria SEJIN, garantindo uma formação alinhada às necessidades da rede municipal.
“A Semana de Formação Pedagógica reforça o compromisso de Angra com a valorização dos profissionais da educação. Oferecer capacitação de qualidade e incentivar a troca de experiências é essencial para fortalecer o ensino e proporcionar mais oportunidades aos nossos alunos”, destacou o prefeito Cláudio Ferreti.
As atividades acontecem nos turnos da manhã (8h às 12h) e da tarde (13h às 17h), com algumas estendidas até as 20h. Para facilitar o deslocamento dos participantes, a SEJIN disponibilizou 13 ônibus e lanchas para atender profissionais das ilhas. Os Docentes I e II e pedagogos participam na Universidade Estácio de Sá e no CEDERJ, enquanto Monitores de Educação Especial recebem capacitação na E.M. Júlio César de Almeida Larangeira. Já auxiliares de berçário, berçaristas, auxiliares de recreação e inspetores escolares estão sendo treinados no CEA.
Entre os temas abordados nas palestras e laboratórios estão Educação Inclusiva, Comunicação Não Violenta, Computação, Violência contra Crianças e Adolescentes, Consciência Fonológica e Autismo, Educação Antirracista, Robótica, Educação Financeira e muito mais.
“A formação contínua dos nossos profissionais é essencial para aprimorar a qualidade do ensino. A Semana de Formação Pedagógica possibilita a atualização sobre novas tendências, o fortalecimento do trabalho em equipe e o desenvolvimento de estratégias eficazes para a educação municipal”, ressaltou o secretário de Educação, Paulo Fortunato.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.