Mudanças começam a valer na próxima semana. | Foto: Divulgação/PMAR

O cais dos Pescadores, no Centro de Angra, passará por um processo de ordenamento e alterações no funcionamento a partir da próxima segunda-feira, 7 de abril. Os detalhes foram discutidos em uma reunião na segunda-feira, 31, na secretaria de Agricultura e Pesca, responsável pela implantação das ações.

Para melhorar o acesso ao local, a rua ao lado da estação Santa Luzia passará a operar em mão única. A secretaria de Ordem Pública e Mobilidade Urbana vai instalar placas de sinalização esta semana.

 Os caminhões com alimentos e bebidas, gás e materiais de construção a serem embarcados para as ilhas deverão estacionar no Lote 8, atrás dos tapumes da obra em andamento.

Com o objetivo de facilitar o embarque e o desembarque dos moradores das ilhas, a secretaria de Pesca está construindo um novo deck na lateral esquerda da estação Santa Luzia, que ficará pronto até a data de funcionamento das novas regras. Para viabilizar a aproximação das embarcações, será realizada a remoção de barcos que estão atracados há muito tempo no local.

— Esse novo deck vai auxiliar também as áreas de Saúde e Defesa Civil. A nossa ideia é fazer um ordenamento integrado entre as secretarias, como é a prática deste governo — explicou o secretário de Agricultura e Pesca, Jorge Eduardo Mascote.

 O desembarque provisório dos resíduos sólidos proveniente das ilhas, por enquanto, continuará no cais dos Pescadores, mas em um horário alternativo, contribuindo para o ordenamento do espaço. A expectativa é que, em breve, essa atividade seja transferida para o cais da Lapa, assim como o embarque de materiais da distribuidora de energia Enel, que também usa o espaço para apoio a operações nas ilhas da cidade.

 Não haverá mudança no desembarque de pescado, que continuará sendo feito no cais dos Pescadores.

Além disso, o controle ambiental será reforçado. A fiscalização sobre o derramamento de chorume dos caminhões que transportam pescado será intensificada, conforme prevê o decreto nº 5.073/2006.

(*) Com informações da secretaria de comunicação da prefeitura de Angra.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.