Saúde apura dados de infestação do mosquito da dengue em Angra

0
64

Agentes estão fazendo levantamento nos bairros | Foto: Rosemberg Franco/PMAR

A prefeitura de Angra dos Reis, por meio da secretaria de Saúde, realiza esta semana o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa). A ação é estratégica e essencial para o enfrentamento ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Durante o levantamento, agentes de endemias visitam imóveis em todas as áreas urbanas do município para avaliar os níveis de infestação e identificar os principais tipos de criadouros do mosquito.

O LIRAa é uma ferramenta fundamental para o controle das arboviroses, pois permite mapear áreas de maior risco e direcionar ações de prevenção e combate. A análise do comportamento do mosquito possibilita que a secretaria de Saúde implemente as medidas específicas para eliminar focos e reduzir a proliferação.

— Nossos agentes estão percorrendo o município para identificar os índices de infestação. Com base nesses dados, haverá uma série de ações em parceria com as equipes da prefeitura — destacou Romário Aquino, diretor de Vigilância em Saúde.

Ao menos 86% dos focos de reprodução do Aedes aegypti estão nas casas e por isso a importância de a população eliminar possíveis criadouros com ações já conhecidas como virar garrafas para baixo, remover os pratos dos vasos de planta, guardar pneus em ambientes cobertos, limpar as calhas, amarrar bem os sacos de lixo, manter a caixa d’água tampada e esvaziar recipientes de degelo em geladeiras.

Em Angra, a vacinação contra a dengue ocorre de segunda a sexta-feira, em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF’s), das 8h às 17h. No momento, as doses serão direcionadas para as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para se vacinar, os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação, CPF ou cartão do SUS da criança/adolescente.

(*) Com informações da assessoria de comunicação da PMAR.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.