A cidade de Paraty deverá receber R$ 20 milhões em investimentos na Saúde pública, oriundos de um convênio com o Governo do Estado. O anúncio foi feito pelo prefeito Luciano Vidal (MDB) durante a entrega da reforma completa do posto de saúde da Tarituba, no final de fevereiro. Segundo Vidal, o dinheiro irá para a reforma de outras nove unidades de atendimento da Atenção Básica, também a reforma do CIS da Patitiba, compra de equipamentos para melhorias no Hospital Municipal Hugo Miranda e também nos postos. R$ 5 milhões serão investidos em custeio das ações da saúde. Em fevereiro a prefeitura concluiu a transferência da maternidade do antigo prédio da Santa Casa para o novo hospital (foto abaixo).

— Já estamos alinhando estes investimentos com o governo do Estado para que os recursos sejam imediatamente liberados. Vamos reformar o CIS da Patitiba e construir os postos de saúde básica da Barra Grande e do Corisco, além de nova estrutura para os atendimentos em saúde mental (Caps) — adiantou Vidal, avisando que as licitações para construção dos novos postos seriam realizadas durante o mês de março.

Ainda segundo o prefeito, a prefeitura também vai investir em melhorias no atendimento de Saúde da Mulher. Ele se queixou de alguns membros da oposição política na cidade que, segundo o prefeito, desde o mandato do ex-prefeito Casé (2013/19), tentam tumultuar as ações da prefei-tura com denúncias, a maioria das vezes infundadas.

— Este posto aqui da Tarituba estava precário. Ao invés de reclamar, nós fizemos o processo e reformamos tudo, entregando hoje para a população. É melhor trabalhar do que ficar pelas esquinas reclamando. Outros tiveram a chance de fazer e não fizeram — disse Vidal.

Postos — Além da reforma completa do posto em Tari-tuba, a secretaria municipal de Saúde também entregou à população os últimos dias, a reforma do posto de saúde do Patrimônio, comunidade atendida pela Atenção Básica. A secretária de Saúde, Carla Lacerda, atribuiu os investimentos ao trabalho conjunto da prefeitura, iniciado ainda quando Luciano Vidal era o secretário de Saúde.

— Cada vez que a gente realiza uma obra, isso nos dá muita força. Somos paratienses e queremos o melhor para a nossa cidade. Administrar não é fácil e demora um pouco. Sonhamos um pouco atrás e realizamos bem à frente. A Saúde salva vidas e temos pressa em fazer melhorias — disse Carla.

Os planos de melhoria na oferta de serviços de saúde também incluem a criação de um centro de diagnósticos por imagem, com oferta de exames variados (alguns hoje realizados no Rio) e da unidade transfusional, o que evitará que a cidade fique dependente do hemonúcleo da Costa Verde, que funciona em Angra.

Publicado antes na edição impressa do Tribuna Livre (nº 276)

Fotos: Divulgação / PMP

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome