A prefeitura de Angra dos Reis vai intensificar a vacinação contra a febre amarela no município. A imunização está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em todas as Estratégias de Saúde da Família (ESF’s). O esquema vacinal segue normas específicas: crianças menores de cinco anos devem tomar a primeira dose aos nove meses e a segunda aos quatro anos. Já para pessoas de cinco a 59 anos que ainda não foram imunizadas, é necessária uma dose única.
A febre amarela é uma doença infecciosa viral transmitida por mosquitos, caracterizada por febre alta e outros sintomas como calafrios, cansaço, dores de cabeça e musculares, náuseas e vômitos. Em casos graves, pode evoluir para icterícia (pele amarelada), falência hepática e renal, além de manifestações hemorrágicas. A doença possui dois ciclos epidemiológicos: o silvestre, transmitido por mosquitos como Haemagogus e Sabethes, e o urbano, relacionado ao Aedes aegypti.
Angra dos Reis não registra novos casos da febre desde 2019 e não está na área de influência dos corredores ecológicos monitorados pelo Ministério da Saúde para 2024/2025. No entanto, o município foi classificado como estratégico para a intensificação da vigilância pela secretaria de Estado de Saúde do Rio. Diante disso, equipes da secretaria de Saúde local definiram as medidas preventivas e o reforço na proteção da população.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.