No mês do Outubro Rosa, marcado pelo movimento mundial de conscientização e prevenção ao câncer de mama, a secretaria de Saúde de Angra dos Reis fará no próximo sábado, 22, um Dia D para marcação de consultas médicas e mamografias. A ação é voltada para mulheres sem cadastro nas unidades de saúde e que, por conta do trabalho, não consigam fazer as consultas médicas durante a semana.
A prefeitura prevê que 20 unidades do Estratégia de Saúde da Família (ESF) estarão abertas para receber mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos e aquelas a partir de 35 anos com histórico de câncer de mama na família, para o agendamento do exame específico. Elas passarão por consultas e, se necessário, terão agendadas as mamografias. Quem já fez este exame há menos de dois anos não precisa passar novamente pelo procedimento.
As unidades que vão participar da ação serão a Clínica da Família (Centro), as ESF’s do Balneário, Praia do Anil, Glória/Peres, Morro da Cruz, Sapinhatuba I, Marinas, Areal /Campo Belo 2, Encruzo, Nova Angra 1, Serra d’Água, Banqueta, Abraão/Ilha Grande, Bracuí, Frade/Constância, Camorim Pequeno, Camorim Grande, Jacuecanga, Monsuaba, Japuíba I, Japuíba II e III e Clínica da Família do Frade.
Busca ativa — Além desta marcação excepcional de consultas, a secretaria de Saúde também colocou equipes dos postos ESF’s para fazerem a busca ativa das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, para que façam a mamografia de rastreio, um exame de rotina em mulheres sem sinais de câncer de mama.
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama conhecido como ‘Outubro Rosa’, foi criado nos anos 1990, quando o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, em Nova York (EUA).
Fotos: Divulgação/PMAR | Publicado antes na edição digitaldo Tribuna Livre (nº 367)
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: