População deve participar do combate a focos de reprodução do mosquito | Foto: Arquivo/Luiz Eduardo Araújo

A prefeitura de Angra dos Reis anunciou na última sexta-feira, 17, que a fase aguda de casos de dengue na cidade e o estado de emergência em saúde por causa da doença estão encerrados. A medida ocorre em virtude da redução do número de casos registrados na cidade. Agora as tendas de hidratação instaladas em março para atender aos pacientes com dengue serão desmobilizadas gradualmente.

A desmontagem das tendas ocorrerá de forma gradual, acompanhando a diminuição de casos em cada distrito. A primeira a ser desmobilizada será de Jacuecanga, seguida pela tenda do Centro na quarta-feira, 22 e as do Hospital Municipal da Japuíba e UPA infantil na sexta-feira, 24. As tendas dos bairros Frade e Parque Mambucaba serão desmontadas na segunda-feira, 27.

As tendas funcionaram desde março com cadeiras de hidratação, atendimento médico e insumos. A medida ajudou a agilizar os atendimentos e aliviar a demanda nos Serviços de Pronto Atendimento (SPA’s).

Prevenção — Apesar do fim da situação de emergência, a própria saúde recomenda a manutenção do estado de alerta e a continuidade das ações de prevenção. A população deve continuar realizando inspeções semanais em suas casas e quintais para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. Pessoas que apresentarem sintomas da dengue devem procurar atendimento médico nas Unidades de Estratégia da Família (ESF’s) ou nos SPA’s.

Até o dia 16 de maio foram registrados 14.860 casos notificados de dengue, com 10.902 casos confirmados e 2.589 descartados. Dois óbitos causados pela doença foram confirmados na cidade.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.