O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/AR) restabeleceu esta semana o abastecimento normal de água na cidade, com funcionamento 24 horas por dia, em 46 bairros que estavam sob regime intermitente de oferta. Agora apenas as comunidades da região da Japuíba e as Sapinhatubas ficarão com as chamadas ‘manobras’, com oferta dia sim/dia não. O restabelecimento da distribuição plena de água ocorre ao início de um período chuvoso, que pôs fim a 180 dias de estiagem, a mais longa e severa desde 2007, de acordo com a autarquia.
Mesmo com a melhora geral, a situação da água na cidade ainda exige cuidado. O decreto municipal, publicado em 14 de agosto, que estabelece o racionamento de água, continuará em vigor, assim como a recomendação de evitar o desperdício. O objetivo é garantir o fornecimento básico à população, restringir o uso de água em atividades não essenciais (lavagem de veículos, calçadas, quintais, embarcações e fachadas de imóveis) e proibir a rega de jardins ou o enchimento regular de piscinas tanto no setor público quanto privado.
Também continua em vigor até 9 de dezembro, o decreto municipal de emergência hídrica, que permite a contratação de caminhões-pipa, bombas de água e a captação em mais rios, com autorização do Instituto Estadual do Ambiente (Inea/RJ). Desde julho, o Saae/AR utilizou 40 caminhões-pipa para atender a 10 bairros, com investimento de R$ 8 milhões e volume de 180 milhões de litros de água distribuídos.
A prefeitura afirma ter feito ainda outras ações em preparação para o verão, com mudanças no abastecimento em bairros como o Vale da Banqueta e outros três projetos de grande porte iniciados na Monsuaba, Parque Mambucaba e Bracuí, que somam R$ 24 milhões em investimentos.
Locais ainda com abastecimento de água intermitente:
– GRUPO 1 – Dias pares (das 21h às 21h do dia seguinte): Belém, Ribeira e Gamboa;
– GRUPO 2 – Dias pares (das 6h às 0h): Sapinhatubas I, II e III;
– GRUPO 3 – Dias ímpares (das 21h às 21h do dia seguinte): Vila Nova, Divinéia, Porteira e aeroporto.
O Saae/AR pode ser acionado os números (24) 3377-6621 e (24) 3377-6551. Nos fins de semana e feriados, os números são (24) 3365-4700 e (24) 98857-7555 (WhatsApp).
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.