Em Angra, distribuição de água é coordenada pelo Saae | Foto: Agência Brasil

A fim de aumentar a arrecadação própria e colocar mais consumidores em sua base de pagantes, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/AR) já começou a fazer novos cadastros e atualizar os antigos. De acordo com o planejamento da autarquia ligada à prefeitura de Angra, na segunda quinzena de setembro, o cadastramento de novas unidades chegará à Garatucaia, onde cerca de 4 mil imóveis passarão a pagar pelo serviço de água. O Serviço diz que a receita destes novos clientes sera reinvestida na modernização de 64 pontos de captação de água do município.

— A tarifa de água de Angra dos Reis é uma das mais baratas do Estado do Rio de Janeiro e todos os novos usuários cadastrados pagarão a tarifa mínima mensal, que é de R$ 30,30 para residência e R$ 36,60 para comércio — informou a superintendente do Saae/AR, Adriana Teixeira.

O presidente da autarquia, Felipe Larrosa, explicou que as novas cobranças vão permitir ainda a execução de obras de modernização do sistema, que tem mais de 30 anos, além da construção de novas estações de tratamento e compra de equipamentos.

— O Saae/AR assumiu toda a estrutura da Cedae no município. Temos atualmente 40 mil unidades cadastradas e a nossa intenção é chegar a 100 mil. Depois de concluir a região de Garatucaia, iremos avançar com cadastro nos morros do Centro da cidade — afirmou Larrosa.

Para conduzir o cadastro de novos consumidores, o Saae contratou uma empresa terceirizada. Os funcionários da terceirizada estarão uniformizados e irão aos imóveis para coletar dados, como nome do responsável, CPF, e-mail e telefone de contato. Depois do cadastro atualizado, os usuários terão acesso a todos os serviços online do Saae/AR.

O cadastramento na região da Garatucaia inclui o Cantagalo, Vila dos Pescadores e a Cidade da Bíblia. Aproximadamente 600 unidades da área já cadastradas estão recebendo suas primeiras contas de água, com vencimento para o dia 8 de setembro.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome