Retomando…

0
378

45 dias — tempo que estou distante das postagens aqui no site do Tribuna Livre — é muito tempo. Ainda mais para um meio de comunicação na Internet, cujo maior diferencialé exatamente a rapidez e o chamado ‘tempo real’. Penitencio-me pela demora e esclareço que, a despeito de outras funções (inclusive públicas) que assumi neste período, não pensei um segundo sequer em abandonar esta trincheira. É que faltou tempo mesmo!

Se, por impossível, não dá para recuperar este período nem recompor os muitos fatos relevantes destes dias, sobrou-me ao menos a possibilidade de analisar alguns deles para então retomar as postagens por aqui com mais regularidade. Há 45 dias, por exemplo, Lula ainda era o presidente e o choque de gestão que Dilma está implantando no país era apenas uma possibilidade. Há um mês e meio também, a Região Serrana do Rio fazia planos para um verão de muitos negócios e turismo, antes de ser arrasada por temporais e deslizamentos que superaram, em muito, os desastres de Angra em 2010 e colocaram os projetos e ideias implantadas pela Prefeitura angrense em vanguarda na área de prevenção e atendimento a desastres deste tipo. Na iminência de um novo período eleitoral, há 45 dias, no plano local, apenas o prefeito Tuca Jordão (PMDB) era considerado como player confirmado nas eleições de 2012. Hoje, além de outros, a presença de Tuca na ‘cédula’ nem é tão certa assim. Há pontos de atrito dentro da própria coligação que o elegeu há três anos e ‘fogo amigo’ que ameaça sua preferência.

Enfim, como eu disse, 45 dias é muito tempo. Em período menor que esse, populares derrubaram o ditador do Egito, Mubarak, depois de várias manifestações convocadas pela Internet, nas redes sociais. Nunca se pôde desprezar o poder das palavras. Eles são mais fortes que os canhões, já disse alguém. Em tempos de interação total, elas ganharam ainda mais repercussão e importância.

Estamos de volta, às vezes para esclarecer, outras para confundir, mas de volta. A versão impressa do Tribuna Livre continua nas bancas e lá podem ser colhidas as impressões sobre as notícias mais relevantes desta fase em que ficamos distantes do mundo online.

Mensagens para o Tribuna Livre podem ser enviadas pelo jornalismo@tribunalivreangra.com.br

Nenhum Comentário