Projetos esportivos e de inclusão dos jovens ganham destaque em Paraty

0
214

Competições esportivas em Paraty mobilizam os jovens e adolescentes | Foto: Divulgação

A inclusão de crianças e jovens por meio do esporte tem sido uma das prioridades dos projetos capitaneados pela prefeitura de Paraty. Para o atual governo municipal, investir no esporte e no lazer como ferramenta social, de inclusão, e transformação na vida da população tem sido uma das prioridades. Entre as ações desenvolvidas neste contexto, estão aulas para crianças e adolescentes em variadas modalidades, reforma e melhorias dos espaços para atividade esportiva e a promoção de eventos que garantem o desenvolvimento da economia e também atraem o turismo.

O secretário de Esporte e Lazer da cidade, Fabrício de Oliveira da Silva, lembra que no ano passado, Paraty alcançou metas importantes como o ‘Programa Brinca Comigo’, ampliado para mais comunidades; o ‘Programa Viva Saudável’, que teve aumento de público;  o ‘Programa Escola + Esporte’ que foi implantado em mais comunidades, dobrando o número de beneficiados, e o ‘Programa Patrimônio de Todos’, com o início da reforma do prédio sede da secretaria de Esporte.

— O esporte paratiense era restrito a poucas modalidades. Nunca tivemos núcleo esportivo nas costeiras. Hoje atendemos a Ponta Negra e a Praia do Sono. Além disso, tem o campeonato caiçara. O prefeito Luciano Vidal pediu para que fossem priorizadas as crianças e para diversificarmos as modalidades esportivas. Hoje Paraty conta com diversos núcleos esportivos e é rota para grandes eventos, como corridas internacionais com a participação de 28 países. Vamos ter futuramente eventos de motocross, ciclismo, atletismo e jiu-jitsu. Nosso objetivo é abraçar todas as modalidades e oferecer o melhor para o paratiense. Paraty volta para o calendário esportivo do Brasil e do mundo. Estamos no caminho certo — avaliou Fabrício de Oliveira.

A prefeitura mantém parcerias com instituições esportivas de alto rendimento, que oferecem oportunidades para as crianças e jovens. São os casos da Associação Cultural de Capoeira Gato Pardo, Projeto Paraty Tênis, Projeto Social Trabalhando Pra Germinar, com aulas de jiu-jitsu e o Instituto Náutico Paraty (INP), com aulas de vela.

Eventualmente, os atletas participam de torneios em outros estados e são destaque nas competições. Muitas vezes, a prefeitura oferece o transporte. Até o início deste mês, foram atendidas aproximadamente 2 mil pessoas. Alguns atletas profissionais recebem o apoio da prefeitura incluindo Luara Machado (ciclismo), Itamar (canoa havaiana), Lidiane (canoagem), Silas e Juliano Araújo (corrida) e Mônica (natação). Paraty ainda apoia as associações ACORPAR, Liga da Justiça BJJRio Edgar Moura, Boxe Paraty, PSA Futebol Clube, Sociedade Esportiva de Paraty, Vôlei Paraty, Futsal Paraty e Basquete Paraty.

Cidade terá campeonato de futebol para adolescentes
No próximo dia 17 (sábado) começa o campeonato paratiense de futebol das categorias sub-11, sub-13 e sub-15 masculino, assim como o open feminino para atletas acima de 15 anos. As competições serão no Estádio Municipal, o ‘Campão’.  Em 2022 participaram 20 times. Para este ano já são 45 equipes inscritas.

Os jogos sub-11 e sub-13 serão realizados aos sábados e os sub-15 masculino e open feminino às terças e quintas-feiras, às 18h. A competição envolve diversos núcleos da prefeitura e os núcleos parceiros.

— Além da prática esportiva, o campeonato paratiense é um incentivo muito grande na disciplina das crianças e adolescentes. Essa oportunidade é um incentivo para que esses atletas participem de outras competições e possam até se profissionalizar. É uma forma de dar uma perspectiva de vida e promover saúde — explicou o secretário Fabrício.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Nenhum Comentário