Equipe multidisciplinar acompanha os acessos ao mar | Foto: Divulgação

O Projeto Praia Para Todos, que visa garantir lazer, acessibilidade e esporte às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de forma gratuita, fará sua estreia em Mangaratiba neste sábado, dia 16. A praia do Saco receberá as atividades da iniciativa, conduzidas por meio de uma organização não-governamental e apoio do governo federal. O projeto estará na praia até abril do ano que vem.

Os usuários terão como atrações o banho de mar, banho de sol, piscina infantil, frescobol adaptado, handbike, vôlei sentado e stand up adaptado. A equipe estará na praia aos sábados e domingos, das 9h às 14h.

O diretor do Instituto Novo Ser (responsável pelo Praia Para Todos), Fabinho Fernandes, explica que o trabalho já vem sendo feito em outras praias do litoral do Rio de Janeiro.

— O projeto em Mangaratiba será a cereja do bolo da nossa expansão no território fluminense. Para nós, é uma grande realização levar acessibilidade e inclusão à Costa Verde — afirma ele. 

Mais de 150 pessoas estão envolvidas na melhoria do acesso à praia de cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade. No grupo há fisioterapeutas, professores de educação física, terapeutas ocupacionais e voluntários. O Praia Para Todos, até o momento, já alcançou cerca de 38 mil pessoas diretamente e indiretamente nas praias da cidade do Rio de Janeiro e na região dos Lagos. 

O Praia Para Todos é patrocinado pelo governo federal e tem apoio da prefeitura de Mangaratiba, Michelin, Shell, Uber e Lundbeck, além de Eurobras, OrlaRio, BBRAUN, Windsor e Ortotech.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.