Através de teatro e atividades lúdicas, alunos e professores aprendem a se tornar agentes de transformação social e ambiental. | Foto: Divulgação

A cidade de Paraty, na Costa Verde, está sediando o projeto “Conhecendo os ODS – Teatro dos ODS” entre os dias 6 e 27 de setembro. A iniciativa inclui oficinas de teatro e atividades práticas que transformam alunos e professores em agentes de mudança social, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O projeto, organizado pela NTICS Projetos com patrocínio da Repsol Sinopec, leva à comunidade escolar informações e práticas sobre os 17 ODS. A Repsol Sinopec, empresa do setor de energia, integra o Grupo Repsol e mantém um compromisso com a Agenda 2030 da ONU.

Atuando em uma região que abrange desde o litoral norte de São Paulo até o Rio de Janeiro, a iniciativa pretende envolver cerca de 6,5 mil alunos da rede pública. As atividades incluem oficinas teatrais, onde os estudantes aprendem a criar peças sobre temas ligados aos ODS, usando recursos lúdicos e criativos. O projeto também oferece palestras, oficinas de reciclagem, atividades físicas interativas, competições e experiências laboratoriais.

Ana Carolina Xavier, CEO e diretora de Inovação e ESG da NTICS Projetos, destaca a relevância da ação: “Os ODS tratam de temas globais urgentes. Este projeto busca aproximar jovens das metas da ONU, tornando-os agentes de preservação ambiental. O uso de uma linguagem lúdica facilita a compreensão de que eles também têm um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.”

Os ODS, criados em 2015 por líderes mundiais, estabelecem metas para garantir a sustentabilidade do planeta até 2030, abordando temas como erradicação da fome, educação de qualidade, igualdade de gênero, redução das desigualdades e uso sustentável dos recursos naturais.

Renata Avilla, gerente de Comunicação e Relações Externas da Repsol Sinopec, reforça o impacto da iniciativa: “Estamos felizes em apoiar mais um ano desse projeto que vai além da educação tradicional, envolvendo a comunidade escolar na promoção dos ODS. Ao levar conhecimento prático para as escolas, plantamos sementes de transformação social duradoura.”

Além dos alunos, cerca de 400 professores participarão da palestra “Como a arte pode ser ensinada nas escolas”, que os capacitará a usar a arte e a cultura para tratar temas de sustentabilidade.

O projeto, realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, também prevê a democratização do acesso, com interpretação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e instrutores capacitados para atender crianças com diferentes necessidades educacionais.

CRONOGRAMA
– Dia 11 de setembro – Escola Municipal Parque da Mangueira;
– Dia 12 de setembro – Escola Municipal Casa da criança de Tatitiba;
– Dia 13 de setembro – Escola Municipal Maria Jacomé de melo;

Sobre a Repsol Sinopec Brasil

Com 26 anos de atuação no Brasil, a Repsol Sinopec Brasil (RSB) tem uma presença marcante em ativos de classe mundial, especialmente no pré-sal. A empresa é uma joint venture formada pela espanhola Repsol (60%) e a chinesa Sinopec (40%), e faz parte do Grupo Repsol. A Repsol foi a primeira companhia do setor de energia no mundo a anunciar a meta de alcançar emissões líquidas zero até 2050, por meio de um modelo de sustentabilidade alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Mais informações podem ser encontradas em: repsolsinopec.com.br e no LinkedIn da RSB.

Sobre a NTICS Projetos

A NTICS Projetos, parte do Grupo Nest, atua há mais de 20 anos no desenvolvimento sustentável por meio de soluções inovadoras. Ao longo desse período, já desenvolveu mais de mil projetos que impactaram diretamente cerca de 10 milhões de pessoas. Com sede no Brasil e filiais nos Estados Unidos, a NTICS se tornou signatária do Pacto Global da ONU há cinco anos, alinhando suas estratégias aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

No Brasil, a NTICS foca em quatro dos 17 ODS: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação). A empresa tem como meta para o ODS 4 impactar 3,7 milhões de crianças e adolescentes – 10% dos alunos da rede pública do Brasil – até 2025.

Veja aqui a programação completa: