Programa ‘Olhar Paratiense’ faz primeira entrega de óculos a estudantes e idosos

0
206

Iniciativa fornece óculos a estudantes da rede pública | Foto: Divulgação/PMP

O programa ‘Olhar Paratiense’ entregou na última quinta-feira, 21, a primeira remessa de óculos para alunos da rede municipal de ensino e idosos acima de 60 anos inscritos no CadÚnico. A iniciativa da prefeitura de Paraty, em parceria com o Governo do Estado, foi lançada em agosto para oferecer atendimentos oftalmológico e optométrico gratuitos, além de óculos adequados. Ao todo, cerca de 7 mil crianças terão a oportunidade de acesso ao tratamento e ao óculos se houver necessidade.

A cerimônia de entrega foi ao lado do Mercado Municipal do Produtor Rural, no Centro, e contou com a participação do prefeito em exercício, pastor Izaques Marendaz (PSB), da secretária municipal de Saúde, Carla Lacerda, e do vereador Lucas Cordeiro (PSB).

— Consideramos o sofrimento que essas pessoas têm por não terem acesso aos óculos. Eu mesmo quando criança, na escola, sofri com isso. A criança fica desinteressada, não tem concentração, e estamos resolvendo esse problema. Um projeto como esse dá às nossas crianças uma qualidade de vida muito melhor — afirmou o vice-prefeito Izaques.

De acordo com a secretária Carla Lacerda, o ‘Olhar Paratiense’ surgiu de uma necessidade observada nas ações do programa ‘Saúde nas Escolas’, mantido pela prefeitura em todas as 34 escolas do município.

— Identificamos problemas visuais nas crianças e, agora, trabalhamos para contemplar todas as crianças com consulta oftalmológica ou optométrica e também com os óculos, tudo gratuito — disse Carla.

Ela afirmou ainda que o astigmatismo – que acontece quando a superfície frontal do olho ou o cristalino, no interior do olho, é curvado em certa direção, causando uma visão turva e incômoda – é um das situações comuns observadas em estudantes da rede público.

Ainda de acordo com a secretária Carla, serão beneficiadas com o programa todas as pessoas hipossuficientes inscritas no CadÚnico, com mais de 60 anos, que precisem de atendimento. Ao todo, previu ela, serão quase 500 consultas por mês. Ela garante que o ‘Olhar Paratiense’ chegou para mudar a realidade das crianças do município.

— Vamos contemplar também uma fila de espera de oftalmologia que há no município — prometeu a secretária.

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Nenhum Comentário