Começou no dia 30 de setembro, estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso gratuito da Plataforma PROA 2024. São oferecidas 2 mil vagas destinadas a jovens do Estado do Rio de Janeiro que estão concluindo ou já finalizaram o Ensino Médio em escolas públicas. As aulas começam em 14 de outubro.
Os interessados devem se inscrever no site da plataforma, onde passarão por um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil. Se aprovados, seguem para a fase de preenchimento dos dados pessoais e matrícula no curso.
A oportunidade chega em um contexto em que a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos no Brasil atingiu 16,8% no 1º trimestre de 2024, segundo o IBGE. “Cerca de 85% dos jovens conseguem emprego após a conclusão do curso, que os prepara para o mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
Com carga horária de 100 horas, o curso é dividido em quatro módulos: autoconhecimento, planejamento profissional, raciocínio lógico e comunicação. O objetivo é ajudar os alunos a definir metas e a se destacarem em entrevistas de emprego. Também são realizados encontros semanais ao vivo com tutores.
Os estudantes têm a opção de fazer um quinto módulo com trilha técnica, escolhendo entre oito carreiras patrocinadas por grandes empresas. Cada trilha oferece 50 horas de preparação nas áreas de: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo BMG).
Ao final, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva com oportunidades de emprego.
Serviço – Plataforma PROA
Processo seletivo para a Plataforma PROA: de 30 de setembro a 27 de outubro
Início das aulas: 14 de outubro de 2024 – O curso começará duas semanas após (sempre na segunda-feira) a aprovação no processo seletivo.
Inscrições no site: proa.org.br
Requisitos:
- Ter entre 17 e 22 anos;
- Morar no Rio de Janeiro;
- Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.
O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um(a) desenvolvedor(a) Java Junior. A Plataforma PROA está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em 2024, chega em Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.