O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua esposa Janja da Silva vão passar a virada do ano na Costa Verde fluminense. O casal escolheu a restinga de Marambaia, em Mangaratiba, para celebrarem o réveillon e os primeiros dias do novo ano. Não é a primeira vez que Lula fica no local, uma base militar administrada pela Marinha Brasileira, o Exército e a Aeronáutica.
Lula chega ao local nesta quarta-feira, 27, e ficará até 3 de janeiro, sem compromissos públicos. A assessoria do presidente diz que ele continuará despachando e assinando remotamente documentos de urgência. O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) estará em Brasília e eventualmente poderá substituir Lula sem, no entanto, assumir o cargo de presidente.
Pela extensão, a restinga também tem territórios de Itaguaí e do Rio de Janeiro. Parte da região está numa Área de Proteção Ambiental (APA), além de abrigar um sítio histórico relevante.
A área onde Lula ficará abriga também o Centro de Adestramento da Marambaia (Cadim), dedicado à formação de fuzileiros navais. O local é habitué de presidentes, já tendo recebido Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Michel Temer (2016-18), Jair Bolsonaro (2019-22) e o próprio Lula em outras ocasiões.
Parte do território da restinga abriga uma comunidade de descendentes de escravizados oriundos do século XVIII, quando o local servia como entrepostos para a venda de pessoas destinadas à escravidão.
Bolsonaro também estará na Costa Verde em janeiro
O ex-presidente Jair Bolsonaro também terá agenda na Costa Verde em janeiro. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do jornal ‘O Globo’, Bolsonaro passará uma temporada em Angra em janeiro, possivelmente na região do Quarto Distrito.
O Tribuna Livre confirmou que seguranças do ex-presidente já enviaram emissários à cidade para elaboração de agendas políticas e sociais do ex-presidente. Bolsonaro passará o réveillon em Alagoas, na pousada do ex-ministro do Turismo, Gilson Machado.
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre tem presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a nossa edição impressa neste link e fortaleça o nosso trabalho.