

A Prefeitura de Angra dos Reis deu início ao processo de elaboração do novo Plano Plurianual (PPA Participativo), instrumento que definirá as diretrizes, metas e investimentos da gestão municipal para o período de 2026 a 2029. A proposta prioriza a participação popular como forma de garantir que os recursos públicos sejam aplicados de acordo com as necessidades reais da população.
Como parte desse processo, a prefeitura disponibilizou um questionário online que pode ser respondido por qualquer morador. No formulário, os cidadãos podem indicar as prioridades de sua região e sugerir ações para áreas como saúde, educação, infraestrutura, cultura, turismo e meio ambiente. A consulta está disponível no site oficial da Prefeitura e poderá ser respondida até o dia 15 de junho.
A elaboração do PPA é uma obrigação legal que deve ser cumprida a cada quatro anos pelos governos federal, estadual e municipal. Em Angra, o trabalho está sendo coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão, por meio da Superintendência de Políticas Públicas (SUPOP) e da Superintendência de Orçamento (SUPOR).
Este novo plano terá um papel estratégico, pois cobrirá os três últimos anos da atual gestão (2026 a 2028) e o primeiro ano do próximo mandato (2029). A partir daí, o planejamento será mantido com possíveis ajustes e atualizações, tornando esta versão do PPA uma das mais relevantes do ciclo administrativo.
Com base em dados, indicadores e evidências, o documento irá reunir programas, projetos e iniciativas que nortearão todas as ações do governo municipal nos próximos anos.
TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.