Benefício de R$ 3 mil será concedido a famílias em situação de vulnerabilidade social atingidas pelas fortes chuvas. | Foto: Divulgação/PMAR

A Prefeitura de Angra dos Reis começa nesta segunda-feira, 7, o cadastramento para o Cartão Recomeçar, auxílio financeiro no valor de R$ 3 mil (três mil reais) oferecido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. O benefício é destinado a famílias em situação de vulnerabilidade social que foram afetadas por desastres naturais, como enchentes, deslizamentos, desabamentos e incêndios.

A ação ocorre no contexto da situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal devido às chuvas que atingem o município desde a última sexta-feira. O atendimento será realizado das 9h às 17h no CEMEI Parque Mambucaba II e seguirá durante toda a semana. Inicialmente, o público-alvo são os desalojados pelas chuvas. Para o cadastro, é necessário apresentar RG e CPF.

Além do cadastramento, no local também serão distribuídos kits de limpeza, itens de higiene pessoal, cestas básicas, colchões e água. Até o momento, Angra contabiliza 174 desalojados, abrigados no CEMEI Parque Mambucaba I e no CEMEI Dolores Gritten.

Para ter direito ao Cartão Recomeçar, é necessário estar com o Cadastro Único atualizado até a data do desastre, residir na área afetada e ter renda per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar total de até três salários-mínimos, conforme o Decreto Estadual 48.057/2022.

Retorno das aulas e situação das escolas

As aulas na rede municipal de ensino, suspensas preventivamente na última sexta-feira, 5, serão retomadas nesta segunda-feira, 7. Quatro unidades, no entanto, permanecerão sem atividades: o CEMEI Parque Mambucaba I e o CEMEI Dolores Gritten, utilizados como abrigos, o CEMEI Parque Mambucaba II, que está sendo usado para o cadastramento e a distribuição de donativos, e a Escola Municipal Professora Manoelina Rodrigues Barbosa, que passa por obras de recuperação estrutural.

A Secretaria de Educação informou que as aulas suspensas serão repostas posteriormente, para garantir o cumprimento dos 200 dias letivos obrigatórios.

Mutirão de limpeza e atendimento a animais

Durante todo o domingo, 6, equipes da Prefeitura realizaram serviços de limpeza em diversos bairros, com foco nas localidades do Bracuí, Parque Mambucaba e Japuíba. Foram feitas remoções de entulho e desobstrução de redes de esgoto.

No Parque Mambucaba, o Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) atuou no resgate de cães, gatos e animais de grande porte, como cavalos. Além dos resgates, também foram prestados atendimentos veterinários e orientações à população.

Unidades de saúde seguem funcionando

As unidades de emergência (UPA e SPA) seguem operando normalmente, com atendimento 24 horas por dia. O SPA do Parque Mambucaba retomou os atendimentos parcialmente na noite de domingo, após a finalização dos serviços de limpeza e higienização. Inicialmente, o atendimento está restrito a casos de baixa complexidade. Situações mais graves continuam sendo direcionadas ao Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), ao SPA do Frade ou ao Hospital da Praia Brava.

Doações para famílias atingidas

A Prefeitura de Angra segue arrecadando donativos para auxiliar as famílias afetadas pelas chuvas. Estão sendo recebidos alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e limpeza, água, roupas e ração para animais de estimação.

As doações de pessoas físicas podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Social (Praça Guarda Marinha Greenhalgh, s/n, Centro) ou no galpão do Almoxarifado da Prefeitura (Rua Prefeito João Gregório Galindo, 6511, Aeroporto/Japuíba), das 9h às 16h.

Empresas devem encaminhar as doações para os galpões do Almoxarifado Municipal localizados na Rua Leandro José de Figueiredo, 22, Praia do Anil, ou na Alameda Coronel Otávio Brasil, 253B, Balneário.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.