Prefeitura inaugura projeto de Equoterapia em Mangaratiba

0
74

O projeto de equoterapia é gratuito e destinado as pessoas com deficiência e autistas. | Foto: Jonathan Abade

Moradores de Mangaratiba que são autistas ou pessoas com deficiência (PcDs) agora contam com um novo serviço de apoio terapêutico: a equoterapia. O projeto foi oficialmente inaugurado na manhã desta quinta-feira,17, com uma aula inaugural realizada no Portobello Resort. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Mangaratiba, em parceria com a Fundação Mário Peixoto (FMP), o Instituto Cavalo Marinho e o próprio resort.

A equoterapia é uma prática terapêutica que utiliza cavalos para promover o desenvolvimento físico, emocional e social de pessoas com deficiência, autistas e neuroatípicas. Com alto padrão de segurança, a técnica estimula habilidades motoras, cognitivas, sensoriais, sociais e de controle emocional dos participantes.

Nesta fase inicial, o projeto atenderá 40 alunos previamente cadastrados. A equipe responsável é composta por profissionais de diversas áreas, incluindo fisioterapia, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia e equitação. Além das sessões com os cavalos, os participantes também poderão interagir com os animais da fazendinha localizada no condomínio Portobello.

— Hoje damos início a um projeto muito importante para a população PcD e neuroatípica de Mangaratiba. A equoterapia promove socialização, oportunidades e avanços significativos para quem participa. Agradeço à FMP, ao Portobello e ao Instituto Cavalo Marinho por estarem conosco nessa missão de inclusão — afirmou o prefeito Luiz Claudio Ribeiro durante o evento de lançamento.

A cerimônia contou ainda com a presença do presidente da FMP, Paulo Henrique do Valle, além dos vereadores Cecília Cabral, Juninho de Jacareí, Kaio Freijanes e Yury Aguiar.

Como participar do projeto?

Os interessados devem comparecer à sede da Fundação Mário Peixoto, localizada na Rua Fagundes Varela, 146, no Centro de Mangaratiba. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência dos responsáveis, além do RG ou certidão de nascimento da pessoa que irá participar. Após o preenchimento da ficha de inscrição, o cadastro será analisado pela coordenação do projeto, que fará a convocação conforme a ordem da fila de espera.

(*) Com informações da prefeitura de Mangaratiba.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.