Prefeitura esclarece dúvidas sobre o Cartão Recomeçar a moradores do Parque Mambucaba

0
72

Bairro foi afetado pela chuva da última semana. | Foto: Divulgação/PMAR

Na manhã desta segunda-feira, 14, a Prefeitura de Angra dos Reis promoveu um encontro com lideranças comunitárias do Parque Mambucaba para esclarecer dúvidas sobre os critérios de concessão do Cartão Recomeçar — benefício do Governo do Estado destinado a famílias afetadas por desastres naturais.

A reunião, realizada na sede da Defesa Civil, no bairro São Bento, foi organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, e contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, da Defensoria Pública, da Procuradoria Geral do Município, além do secretário de Articulação Governamental, Vítor Simões, e do secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Júnior.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios técnicos e legais que definem quem pode receber o benefício de R$ 3 mil, previsto pelo Decreto Estadual nº 48.057/2022. O cartão permite a compra de materiais de construção, eletrodomésticos da linha branca e móveis, sendo voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social atingidas por enchentes, deslizamentos, desabamentos ou incêndios.

Segundo a Prefeitura, o cadastramento das famílias afetadas pelas fortes chuvas da última semana foi concluído na sexta-feira,11. Ao todo, 3.897 moradores foram cadastrados. As informações agora serão encaminhadas ao Governo do Estado, que fará o cruzamento de dados para confirmar quem atende aos requisitos exigidos.

Para ter direito ao Cartão Recomeçar, o morador precisa estar com o Cadastro Único atualizado até a data do desastre, residir na área afetada e comprovar renda per capita de até meio salário-mínimo ou renda familiar total de até três salários-mínimos.

— Recebemos os moradores do Parque Mambucaba para esclarecer dúvidas sobre o benefício. Sabemos que muitas famílias perderam tudo com o alagamento no bairro. Já distribuímos cestas básicas, kits de higiene, colchões, água, e fizemos os cadastros. O Cartão Recomeçar é um auxílio do Estado, mas a Prefeitura está comprometida em apoiar e acolher a população — destacou a secretária de Desenvolvimento Social, Thaísa Bedê.

TRIBUNA LIVRE: JORNALISMO SÉRIO. O TEMPO TODO
Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine a edição impressa neste link ou participe de nosso canal de mensagens no Whatsapp.