Com base em dados de estatísticas oficiais que não podem ser contestados, o atual presidente do partido Podemos, em Angra, Veníssius Barbosa, desacreditou a narrativa oficial da prefeitura de Angra dos Reis sobre a geração de empregos na cidade em 2022. De fato, ainda que o Cadastro Geral de Empregados do governo federal (Caged) aponte Angra como uma das cidades que mais teve abertas oportunidades de emprego na região, estes números estão majoritariamente concentrados no setor naval onde as ações da prefeitura têm pouca ou nenhuma influência.
Mesmo com o contexto político envolvido, a ‘conta’ e a constatação que Venissius faz são reais. Dos mais de 4,6 mil empregos contratados em Angra no ano passado com carteira assinada, mais de 3,7 mil foram na indústria, com destaque para o setor naval, em especial o estaleiro Brasfels. Em setores como o comércio e a pesca, mais suscetíveis à interferência de ações municipais, o saldo é perto de zero. Foram apenas 48 contratações, por exemplo, de profissionais com nível superior. Na pesca, o saldo ainda foi negativo, com mais demissões (319 trabalhadores) do que contratações (293).
A postagem de Veníssius ainda afirma que na comparação com as demais cidades da Costa Verde, Paraty e Mangaratiba tiveram resultados melhores de contratação na média em setores de serviços e comércio.
A postagem do ex-secretário, que atualmente é suplente de deputado federal pelo Podemos, contrasta com a versão criativa da prefeitura de Angra em 2022, de que a geração de novos postos de trabalho teriam relação com a atuação da prefeitura. O próprio prefeito angrense, Fernando Jordão (PL), usa suas redes sociais para divulgar esta ‘maquinação’ do município. O levantamento do próprio Caged, no entanto, destaca que as vagas de trabalho novas foram criadas entre abril e outubro, exatamente no período em que o estaleiro naval fez admissões. Foram 607 vagas preenchidas em abril; 684 e 338 em maio e junho; 418 postos ocupados em julho; 377 e 480 em agosto e setembro e 577 em outubro.
Nas redes sociais associadas a Venissius, a percepção da população, com base nos comentários, é que o ex-secretário acertou no diagnóstico e que, de fato, o município deixa a desejar em políticas de fomento ao desenvolvimento.
Fotos: Arquivo
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.
Leia também: