Reunião levou técnicos e o prefeito a Trindade | Foto: Divulgação/PMP

O prefeito de Paraty, Luciano Vidal (MDB), e secretários de governo da cidade foram até a comunidade da Trindade para debater a reforma da estrada de acesso à comunidade, um dos mais importantes sítios turísticos do município. Vidal postou detalhes do encontro em suas redes sociais.

Segundo ele, além de líderes do governo municipal, um representante do ICMBio (Instituto Chico Mendes) também acompanhou os informes. O principal objetivo da reunião foi dar a ordem de serviço e apresentar a empresa vencedora da licitação para a reforma e recuperação da estrada, seriamente avariada durante chuvas ocorridas no ano passado. A construtora Cerpel iniciará em breve as obras de contenção na estrada.

— Também discutimos a cobrança do ICMBio em relação ao ordenamento da praça Dão. Infelizmente, em 2021, foi feito um acordo envolvendo 19 famílias para a instalação provisória de barracas até a conclusão do rancho e isso não vem sendo cumprido. A parte da prefeitura vem sendo feita e autorizamos adicionalmente o apoio à construção de um novo rancho em apoio aos ‘trindadeiros’ — afirmou o prefeito Vidal.

O prefeito discutiu com a comunidade as ações do Plano Verão, em que já existe o planejamento da secretaria de Saúde e da Defesa Civil para reforços no atendimento e na fiscalização. A prefeitura estuda criar uma taxa de preservação do patrimônio ambiental, com recursos sendo revertidos em prol de ações de meio ambiente e segurança. Vidal disse ter visto um modelo semelhante na cidade de Cairu (BA), nos arredores do arquipélago de Morro de São Paulo.

— Será criada por decreto uma comissão mista, com poder público, órgãos ambientais e entidades da sociedade civil para elaborar e discutir essa proposta de ordenamento, com estudo de suporte de carga turística. Após isso, será feito um decreto com a regulamentação da consulta pública, que terá a participação dos moradores da Trindade. Feita a consulta, será realizada uma licitação para a implantação da taxa, em um avanço em termos de investimentos e de desenvolvimento sustentável de Trindade — previu o prefeito.

As obras na estrada da Trindade devem ser concluídas durante o Verão. Até lá, a prefeitura pede cautela e compreensão aos moradores e visitantes em relação às obras, que podem exigir medidas como a interrupção do trânsito em determinados momentos do dia (pare-e-siga).

APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é um jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante aos nossos leitores. Assine o Tribuna Livre neste link e fortaleça nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Escreva seu comentário!
Nome