A prefeitura de Paraty está ajudando as comunidades fortemente atingidas pelas chuvas fortes do início do mês a reconstruírem moradias e a própria natureza de algumas áreas. A comunidade caiçara da Ponta Negra, onde morreram oito pessoas em virtude de um deslizamento de terra, é uma das que está recebendo ações regulares do município.
Nesta quarta-feira, 20, o prefeito Luciano Vidal (MDB) e representantes de diversas secretarias municipais estiveram mais uma vez com a comunidade para apresentar as medidas que estão sendo adotadas pelo governo municipal para atender às famílias vítimas da chuva. O vice-prefeito Pastor Izaques (PSB) também acompanhou a conversa com a comunidade.
Durante o encontro, o prefeito explicou que as famílias cujas casas tiveram laudo de interdição emitido pela Defesa Civil serão abrigadas em imóveis que a prefeitura pretende alugar, até que seja concluído um projeto habitacional visando a construção de novas moradias. Até agora pelo menos 23 residências na comunidade estão interditadas em face da gravidade do deslizamento. Até o curso do leito do rio que chega à praia foi alterado.
Equipes da secretaria municipal de Obras continuam trabalhando na comunidade para reverter o desvio do curso do rio provocado pelas chuvas, remover resíduos de deslizamentos, concluir a recuperação da rede de água e recuperar as trilhas usadas pelos moradores. A Ponta Negra, apesar de estar no continente, é uma área de acesso difícil por terra. Geralmente a melhor forma de chegar ao local é pela praia.
A secretaria de Assistência Social, outra organização envolvida no socorro à comunidade, faz desde o dia da tragédia um trabalho permanente de interlocução com a comunidade. Um representante dos moradores supervisionará as ações no bairro. Antes da reunião foram entregues 50 cestas básicas, kits de limpeza, kits de higiene pessoal e kits de dormitório (cobertor, travesseiro, colchão) para as famílias da comunidade. Uma equipe da saúde ainda ofereceu assistência médica à população.
Fotos: Divulgação/PMP
APOIE O JORNALISMO DO TRIBUNA LIVRE
O Tribuna Livre é o único jornal da Costa Verde com presença regular na Internet. Nossa missão é levar informação relevante e de qualidade aos nosso leitores. Assine o Tribuna Livre e fortaleça o nosso trabalho. Para saber como assinar, clique aqui.
Leia também: